Ouvidoria-Geral do ES registra mais de 13,6 mil manifestações no 1º semestre de 2024
Plataforma mais tecnológica e melhorias contínuas impulsionam crescimento de demandas e a satisfação dos cidadãos usuários
A Ouvidoria-Geral do Espírito Santo, vinculada à Secretaria de Controle e Transparência (Secont), está envolvida em várias ações para fortalecer a participação dos cidadãos em ações de fomento ao controle social, contribuindo para o desempenho e andamento do Planejamento Estratégico do Governo do Estado. Como reflexo positivo das melhorias que vêm sendo estabelecidas, a plataforma recebeu mais de 13,6 mil manifestações no primeiro semestre deste ano.
As cinco instituições mais demandadas foram a Secretaria da Saúde (Sesa), a Secretaria da Educação (Sedu), o Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo(Detran), a Companhia de Transportes Coletivos de Passageiros do Estado (Ceturb-ES) e a Secretaria de Controle e Transparência (Secont).
Dentre as manifestações registradas, 4.327 foram denúncias, 7.225 reclamações, 230 elogios, 241 sugestões e 1.623 pedidos de informações, onde mais de 10 mil foram realizadas pela Internet, no site da Ouvidoria.
Entre os registros, 79,3% das manifestações já foram encerradas com um tempo médio de resposta de apenas 14 dias entre o registro e o retorno. Além disso, a nota média de satisfação dos usuários da Ouvidoria demonstrou um crescimento significativo, subindo de 3,02 para 3,16 em uma escala que vai de 0 a 5.
Os indicadores reforçam que as melhorias implementadas, como a otimização do atendimento on-line, o desenvolvimento de um painel inteligente de acompanhamento de demandas, o lançamento do novo sistema e-Ouv, a criação do serviço “ES Sem Corrupção” e a aprovação da “Política de Proteção ao Denunciante de Corrupção”, configuram efeito positivo na participação do cidadão na gestão do Estado do Espírito Santo.
Para Giselli Ballestrassi, ouvidora-geral do Espírito Santo, o elevado número de demandas indica a credibilidade da plataforma. “A Ouvidoria-Geral do Estado tem trabalhado para se aproximar cada vez mais da população com iniciativas que vêm fortalecendo o seu papel de mediadora entre a gestão pública e a sociedade. Os indicadores apresentados apenas reforçam o aumento da confiança dos cidadãos nas ações da Ouvidoria”, pontuou.
O secretário de Estado de Controle e Transparência, Edmar Camata, também destacou a importância da alta adesão dos cidadãos na utilização da plataforma. “Além de ser um canal de interlocução entre o Governo e a sociedade, a Ouvidoria-Geral do Estado atua também como ferramenta de gestão pública, pois cada registro do cidadão é um indicador da avaliação social da prestação dos serviços públicos e da atuação do Estado. Para nós, isso é muito importante”, salientou.
Fique por dentro dos canais de atendimento da Ouvidoria-Geral do ES
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