Paciente aguarda há 11 meses por consulta com neurologista em Piúma
A paciente necessita de ser consultada, aguarda há quase um ano e ninguém informa nada. A Unidade solicitou novamente que ela consulte um clínico e pegue outro encaminhamento.
A paciente Jeciana Benevides Costa, de 47 anos, moradora de Areias, no bairro Piuminas, em Piúma, está há 11 meses aguardando uma consulta com um neurologista. Ela relatou ao Espírito Santo Notícias que é atendida pela Unidade de Saúde do bairro União, onde realizou uma consulta com o clínico geral há quase um ano, recebendo um encaminhamento para um neurologista.
Após obter o encaminhamento, Jeciana seguiu todas as orientações, retornando ao posto de saúde com as cópias dos documentos, comprovante de residência e o encaminhamento do clínico. Entretanto, desde então, ela está aguardando, enquanto sofre com crises de epilepsia. A paciente necessita de receitas para adquirir seus medicamentos e também precisa realizar exames.
Sem saber mais o que fazer, Jeciana procurou o Espírito Santo Notícias, que entrou em contato com o secretário de Saúde, Caio César de Souza Barbosa, para questionar quem deveria fornecer a consulta para a paciente. O secretário solicitou o cartão do SUS da paciente para verificar no sistema e foi categórico: “Mas, de qualquer forma, não temos neurologista adulto no município, apenas pelo Estado (SESA).”
Na mesma ocasião, Caio informou que pediu à sua assessora que acompanhasse o caso. No mesmo dia em que enviamos o vídeo de Jeciana ao secretário, em 14 de agosto, a assessora ligou para o jornal informando que uma agente de saúde foi enviada à casa da paciente para verificar a situação. Lá, a agente teria orientado Jeciana a retornar à unidade de saúde, consultar-se novamente com o clínico e solicitar outro encaminhamento para que fosse inserido no sistema. “Eu levei o encaminhamento com a cópia de todos os documentos há 11 meses e até hoje nada. Eu tenho crises e tomo remédio controlado, mas está acabando. Preciso fazer um eletroencefalograma”, relatou Jeciana.
Na tarde desta quarta-feira, 21, o Espírito Santo Notícias enviou novos questionamentos ao secretário de Saúde de Piúma, indagando: “É normal essa demora? O que aconteceu com o encaminhamento feito há 11 meses? Por que o município não compra consultas com neurologistas, já que o Estado não consegue atender a demanda?”.
Até o fechamento desta matéria, o secretário não havia respondido. O jornal também enviou uma demanda ao Centro de Especialidades Médicas (CEM), responsável pelo controle das consultas especializadas em Piúma, para verificar se a consulta foi agendada. Juliana Hott, coordenadora do CEM, informou que está tentando acessar o sistema MV Soul que está em atualização, e, assim que possível, informará ao jornal.
O Espírito Santo Notícias também enviou uma demanda à Secretaria Estadual de Saúde de Saúde para que ela explique como funciona a marcação de consultas para neurologistas no estado e aguarda retorno para atualização da matéria.
Informações extraoficiais dão conta que uma consulta particular com um euro custa em torno de R$500.00, enquanto a tabela do CIM Expandida Sul gira em torno de R$66.00. Os médicos se recusam atender para o SUS, e as agendas são sempre cheias nos consultórios particulares.