Padre Diocesano de Cachoeiro participa de caminhada “Os Passos de Anchieta”
Começou nesta quinta-feira, 30, a 25ª edição da caminhada “Os Passos de Anchieta”. Os participantes da edição deste ano se concentraram na Catedral Metropolitana de Vitória, passando pelo Convento da Penha, em Vila Velha, de onde saíram em direção ao sul do Espírito Santo.
Entre os romeiros está o padre diocesano de Cachoeiro de Itapemirim, Olímpio Andrade Sobrinho. Por volta das 7h30, o vigário paroquial da Paróquia São Pedro Apóstolo (Catedral), recebeu uma benção especial dada aos romeiros, e deixou o local para dar início à peregrinação.
O percurso de 100 km passa pelo litoral de Vitória, Vila Velha, Guarapari e Anchieta e segue até domingo, 02. A chegada será no Santuário Nacional de São José de Anchieta.
“É a maior concentração de andarilhos e peregrinos do mundo que se reúnem e desfrutam o caminho numa grande união de solidariedade” enfatizou Carlos Magno, o Lilico, gestor do projeto desde a primeira caminhada em 1998.
O cortejo atrai centenas de visitantes todos os anos, que são guiados por 223 pilares de sinalização de mais de 2 metros de altura, fixados em locais estratégicos em todo o roteiro.
Reitor do Santuário, Padre Álvaro Negromonte exalta o acolhimento que aguarda os peregrinos na chegada da caminhada.
“O Santuário Nacional São José de Anchieta é sempre uma casa de acolhimento, não há muros e as portas estão abertas, agindo da mesma forma que Deus. Os Passos de Anchieta, além de tornar atualizada a peregrinação que São José de Anchieta fazia, permite que o peregrino que aqui chega ter feito não somente os 100 km, mas ter entrado em si mesmo para reconhecer os limites e as virtudes, e ver onde o projeto de vida está caminhando”, disse.
Texto: Diocese de Cachoeiro