Passeata Cultural LGBTQIAPN+ em Anchieta chama atenção da sociedade para o respeito à diversidade

A Passeata percorreu a Avenida Rauta em Anchieta e terminou com diversas apresentações no Espaço DiverCidade. Foi lindo!

Cada um com o seu estilo e personalidade própria, felizes e livres, o público atendeu ao convite do Coletivo Cultural “O Outro Lado da História” de Anchieta e reuniu-se neste domingo, 28, para a realização da 3ª edição do evento. O ponto de concentração foi a Praça São Pedro, a multidão cantou, dançou e proferiu diversas palavras de ordem, tendo como destino o Espaço DiverCidade, em frente à sede da Prefeitura.

Fotos @lorf.audiovisual

Vicky Nascimento é uma das lideranças do coletivo organizador @o.outroladodahistoria, que afirma que “É preciso ir para as ruas e chamar atenção da sociedade. Infelizmente, por conta da influência das igrejas ultraconservadoras, ainda sofremos com a sistematização da homofobia, transfobia, machismo e demais preconceitos. O objetivo foi cumprido, conscientizamos mais a população sobre a amplitude da cultura queer e que apesar de tudo resistimos. A 3ª edição da Passeata Cultural LGBTQIAPN+ foi um sucesso. “Agradecemos a cada participante e família que abraçou a causa”. Finaliza a organizadora.
A realização aconteceu com o apoio da Gerência de Cultura de Anchieta, em presença Maria Barros, que falou da importância da passeata; “A Cultura não pode deixar de apoiar os movimentos que existem em nossa sociedade, a comunidade LGBTQIAPN+ envolve diversos indivíduos, jovens, deficientes, negros, idosos, famílias que precisam da gestão pública. Entendemos que é muito importante acolher a todes”.

Mônica Alves é coordenadora da Ong Estadual Mães para a Diversidade

Representando a Associação Brasileira de Famílias Homotransafetivas (ABRAFH) no Espírito Santo, e o Espaço Cultural Casa Roxa, Guilherme Nascimento fez questão, não só de registrar presença na passeata, como levou uma grande equipe para ajudar na conscientização das pessoas. Vejamos o posicionamento de Guilherme: “Atualmente no Brasil, vivenciamos um desmonte das políticas sociais, que foram duramente conquistadas desde o fim da ditadura, e estavam se fortalecendo com a redemocratização do nosso país. Infelizmente, nos deparamos com diversos retrocessos dos direitos humanos, causados pelo atual governo federal. Os dados de estimativa de vida e violência sobre a comunidade LGBTQIAPN+ são alarmantes. Por isso valorizar, participar e estimular eventos como a Passeata Cultural da diversidade de Anchieta é uma ferramenta de fomento para que eventos similares aconteçam nos demais municípios brasileiros. Tanto a ABRAFH, Associação Brasileira de Famílias Homotransafetivas, quanto a Casa Roxa Cultural estão felizes em poder participar desse ATO de extrema importância para o fortalecimento das políticas públicas por nossa sobrevivência e dignidade”.

Diversas personalidades capixabas dos direitos humanos estiveram presentes: Mônica Alves, representante da “ONG Mães para a Diversidade” que fez uma fala empoderada na ocasião “Este evento entre outros é muito importante para a sociedade entender que a população LGBT tem família. Algumas pessoas retrógadas são infelizes em dizer que nossos filhos são desajustados. Estamos aqui para provar que não deve existir um padrão e modelo de família a ser seguido, o que importa é o amor. Nossas famílias são unidas e felizes, também com problemáticas, comuns e diversas como em qualquer outra”. Renan Cadais, gerente de políticas para a diversidade sexual e gênero da Secretaria Estadual dos Direitos Humanos. João Lucas, presidente do Conselho Estadual LGBTQIAPN+. Crislayne Zeferina, ativista social e Samara Abreu com Luciana Máximo, da candidatura coletiva a Câmara Federal “Mulheres de todas as Lutas” também estiveram presentes no evento.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *