Publicidade

Peladeiros de Anchieta, o Futebol Amador do Povo

Com apoio da prefeitura, a brincadeira saudável a beira da praia voltou com força total para diversão dos jogadores amadores e seus familiares

O campeonato envolvendo os chamados “peladeiros” da praia, começou no sábado (23/01), com 12 equipes de sete jogadores em cada time. São duas chaves com jogos entre todos os times. Desta fase, sairão duas equipes de cada chave que seguirão para a semifinal e final. São previstos ainda 12 sábados até o fim do campeonato.

Eurides dos Santos Molulo (Dédi) coordenador principal do evento, falou que durante muito tempo desejou junto com os amigos organizar novamente esta tradição há muito esquecida. “A gente só quer brincar entre amigos nos finais de semana e todo mundo sair alegre e satisfeito”, afirma Dédi.

Buscando como sempre estar mais próximo do povo, o prefeito Marquinhos Assad apoiou com muita alegria esta brincadeira onde amigos se juntam nos final de semana para virar um “atleta por um dia”.

Os moradores de Anchieta se lembram que antes sempre havia estas “peladas” com mais freqüência. Com o passar do tempo, alguns perderam o gosto, o tempo com a família aumentou, mudaram-se da cidade, ou simplesmente a idade chegou. Mas nada os impede de prestigiar o evento que está acontecendo todos os sábados em um espaço montado na Praia Central em frente ao palco armado para o carnaval.

Muitos dos jogadores encaixam sua bolinha entre um horário e outro de trabalho, muitas vezes saindo correndo para o pegar serviço quando termina a partida. Este é o perfil da maioria, trabalhadores que não vivem daquilo, mas curtem o que eles há muito tempo aprenderam com seus pais “um futebolzinho com os amigos nos finais de semana”.

Isto não impede que surjam alguns talentos com futuro promissor no futebol. E também, não exclui uma organização concisa, com traves, redes, demarcações, juízes e súmula. O Juiz Valter, diz que o principal é manter a calma e tentar deixar claro que não se está apitando a favor de um determinado time. “É muito difícil, o pessoal fica meio agitado, mas todo mundo se entende, é gratificante ajudar este evento”.

O Rildo de Oliveira, mais um dos coordenadores e também jogador, fala que nota com facilidade a ótima aceitação da população com o evento. “há uma grande satisfação dos jogadores e grande aceitação da cidade, eu há muito tempo não brincava tão feliz, e isto graças apoio do nosso prefeito Marquinhos Assad”

Manoelzinho da Ponta, como é conhecido, elogiou o apoio da prefeitura. “A prefeitura junto com Marquinhos sempre nos atendeu prontamente, e isso conta muito aqui com a gente que gosta de esporte”

Os jogos acontecem apenas aos sábados, não interferindo o Beach Soccer que acontece de segunda a sexta.

Aliás, é bom lembrar que o “peladão de 7” é um jogo diferente do Beach Soccer, que é mais técnico.

Veja as principais diferenças:

Peladão de Sete    Beach Soccer
  • dois tempos de 20 minutos
  • três tempos de 12 minutos
  • joga-se em qualquer areia
  • joga-se apenas na areia fofa
  • sete jogadores em cada time
  • cinco jogadores em cada time
  • medidas definidas pelos organizadores
  • medidas oficiais olímpicas
Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *