Pérola Capixaba: praias e lagoas que encantam

Marataízes é um dos mais destacados balneários da região Sul do Espírito Santo, Distante 127 quilômetros da capital do Estado, Vitória, o município faz fronteira ao norte e a oeste com a cidade de Itapemirim e a sul com Presidente Kennedy.

ponte-de-itapemirim-7

Marataízes vai muito além do divertimento carnavalesco. Vamos passear numa “dronagem”, sobrevoando e pousando nas belezas naturais da “Pérola Capixaba”. Começando pela comunidade do Pontal e suas habilidosas mulheres descascadoras de camarão e tecedoras de redes; atravessando o imponente Rio Itapemirim, que deságua mansamente na foz da Barra do Itapemirim, onde podemos ir a pé até a encantadora e namoradeira Ilha da Itaputera.

No litoral mais adiante, temos a ilha do Farol, berçário da andorinha marinha, conhecida pelos nomes comuns de andorinha do árticogaivinha-do-ártico e trinta-réis-ártico,que vem da Patagônia realizar o ciclo da concepção. No Porto da Barra, o imponente Palácio das Águias e as ruínas do Trapiche dos Soares são a memória viva da influência da colonização do sul do Estado.

São 25 quilômetros de praias cheias de beleza e serenidade. A beleza da praia da Barra do Itapemirim, por exemplo, resiste apesar da impactante obra de contenção de erosão.  Mais adiante, a praia da Cidade Nova, garante adrenalina aos amantes dos esportes náuticos. A praia da Cruz reserva uma grata surpresa em sua calma enseada.

praia-das-falesias

As praias da Areia Preta e Colônia são as mais frequentadas do balneário pelas vastas opções gastronômicas, destacando o Kantinhos Bar e seu bolinho gigante, e toda a beleza arquitetônica do Samburá. E o que dizer do Bar Catedral do Samba, onde podemos presenciar ícones da velha guarda da música brasileira, com destaque para Raul Sampaio? A Praia do Centro, mesmo à espera de revitalização, preserva a magia de tempos áureos.

praias-de-maratazies

Marataízes é um município privilegiado pelo número de lagoas que possui se comparado a outros do Estado. Suas lagoas podem ser visitadas em apenas um dia, por se localizarem paralelamente às praias, que ocupam uma extensão de pouco mais de 25 quilômetros, oferecendo fácil mobilidade desde que foi construída a Rodovia do Sol.  Independente de seguir pelo asfalto, a estradinha de chão batido leva a todas elas e ainda com aquele cheiro de mato à beira da vegetação nativa fazendo um cenário pra lá de bucólico.

Lagoa Dantas, Lagoa Funda, Lagoa Encantada, Lagoa da Lagoinha, Lagoa das Pitas, Lagoa do Cedro, Lagoa do Mangue, Lagoa da Tiririca, Lagoa Boa Vista, Lagoa Caculucagem, e tantas outras pelo interior, que são menores e menos conhecidas, mas que estão começando a ser descobertas em projetos de piscicultura e irrigação.

A Lagoa Caculucagem proporciona uma das mais belas vistas panorâmicas aos visitantes, devido a sua localização, às margens da Rodovia do Sol.

O que dizer da Lagoa do Siri? A mais visitada do município, abriga o famoso Camping do Siri, considerado um dos mais completos do Brasil. A lagoa fica a apenas nove quilômetros da sede, possui excelente estrutura de bares e restaurantes, além de área diversificada de lazer. Uma estreita faixa de areia a separa da praia, que é ideal para a prática de esportes náuticos e pesca de arremesso. Famosa pela sua culinária como o emblemático Jambalayo, que possui uma história a parte e deliciosamente feito pelas mãos habilidosas das chef Magnólia e Joelma.

A praia das Pitas e Praia das Rosas são um convite ao deleite e meditação entremeadas pelas falésias, com a beleza de suas camadas fantásticas multi coloridas.  A Praia do saudoso Micinho, ou do Quartel, traz no seu bojo o berço de nascimento de um herói nacional: Domingos José Martins. Mais adiante, avistamos a ilha da Andorinha, onde alcançamos com apenas 15 minutos de barco. Lagoas pouco conhecidas como a do Mangue e Tiririca e a do camping Jubarte, um paraíso. Fechando os limites de Marataízes temos a exuberante Lagoa de Boa Vista, vale uma visita.

Ainda faltou um passeio pelo interior até o Morro da Palha, ponto mais alto do balneário onde avistamos todas as praias do sul do Estado, até as do Rio de Janeiro! Aqueles mais curiosos por plantação, o abacaxi domina todas as terras maratimbas e ainda pode achar em uma ou outra comunidade uma farinheira. Ainda faltaram muitas atrações esquecidas nas minhas retinas fatigadas. Mas, que Marataízes vai muito além dessa festa popular, isso com absoluta certa! É sempre um convite para curtir as belezas, cheias de gostos e cores.

 

 

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *