Pescador de Itaoca morre atingido por uma roldana na cabeça, a 200 milhas do Porto de Santos
Robson foi atingido por uma roldana na cabeça quando pescava um cação pesado e grande. O corpo foi conduzido até o Porto de Santos na embarcação Barreto Rosa onde trabalhava.
O pescador Robson Ferreira dos Santos, morador do balneário de Itaoca em Itapemirim morreu na tarde desta quinta-feira, 06, embarcado, a 200 milhas do Porto de Santos/SP.
Segundo informações extraoficiais, Robson estava a bordo da embarcação Barreto Rosa a pelo menos 200 milhas do Porto de Santos, quando ele puxava um cação grande a roldana se soltou do guindaste do barco e atingiu a cabeça dele.
O mestre da embarcação tentou de todas as formas socorrê-lo junto com os pescadores, foram feitas ligações para a rádio costeira, chamaram helicóptero, acionaram a plataforma, havia um rebocador por perto, porém não tinha médico, a embarcação navegou ainda a tarde toda, mas, Robson, no final não resistiu devido a pancada na cabeça e faleceu no barco. (Informações extraoficiais – a Rádio Costeira não quis se pronunciar)
A embarcação estava planejada para retornar nesta sexta-feira, 07, ao porto de Itaipava, em Itapemirim, com a morte de Robson os pescadores anteciparam a viagem. Eles chegariam segunda-feira, ou terça próxima.
O corpo de Robson foi conduzido em uma embarcação da Marinha que o levou até o Porto de Santos, e a embarcação onde estava a tripulação também foi rebocada. De lá prá cá vai vir em outro transporte, estão decidindo se vem em um veículo de uma funerária ou de avião. Sobre a chegada em Itaoca, dependerá dos trâmites burocráticos junto ao Serviço Médico Legal – SML de Santos/SP.
“Você foi um verdadeiro exemplo de luta, força e superação! Uma inspiração para todos que tiveram o privilégio de te conhecer! Sua amizade foi um dos melhores presentes que tive nessa vida. Vou levar pra sempre nossas lembranças ! Que você brilhe eternamente aí no céu! Descanse em paz amigo Robson Ferreira Dos Santo”, escreveu Alex Marvila Freitas, na rede social.
Alex afirmou que Robson era um cara excepcional, alegre, brincalhão, por onde passava, não tinha inimizade com ninguém. Um amigo muito amoroso, cativante, um homem trabalhador e dedicado a sua família.
A Reportagem entrou em contato com a Rádio Costeira de Itaipava para trazer mais informações desta fatalidade, mas eles não quiseram se manifestar.
O presidente da Associação de Armadores e Pescadores de Itapemirim, Miqueias Carvalho lamentou o acidente e a morte do pescador, oportunamente afirmou que a vida no mar é muito difícil. Todos estão muito tristes com esta perda repentina de um pescador ainda jovem e cheio de vida. “Lamentamos muito a perda do Robinho, só Deus mesmo para confortar o coração da família neste momento. A gente fica sem palavras, a pesca sofre mais uma partida de uma forma trágica” disse.
A família preferiu não se pronunciar. Robson trabalha há muito anos na pesca, ela deixa esposa e uma filha.
Roldana
Polias ou roldanas são dispositivos mecânicos usados para tornar mais cômodo ou reduzir a força necessária para deslocar objetos com um grande peso.
Esse tipo de máquina simples é composta por uma ou mais rodas, que giram em torno de um eixo central e possui um sulco por onde passa uma corda ou fio flexível.
Relatos históricos indicam que as roldanas foram usadas pela primeira vez por Arquimedes (287 a.C. – 212 a.C.) para deslocar um navio.
As polias podem ser móveis, quando apresentam movimento de translação, ou fixas, quando não possuem este movimento. Na prática, é muito comum utilizar a associação destes dois tipos de roldanas.