Piso nacional dos professores: reajuste fortalece educação e crescimento do país
Aumento de 15% foi publicado no ‘Diário Oficial’. “A valorização dos profissionais da educação é fator determinante para o crescimento do país”, diz Camilo Santana.
O piso salarial nacional dos professores de educação básica da rede pública foi reajustado em 14,95% e valerá R$ 4.420,55 em 2023. Anunciada na noite de segunda-feira (16) pelo ministro da Educação, Camilo Santana, a medida foi publicada no Diário Oficial da União desta terça (17). Em 2022, o piso valia R$ 3.845,63.
“A valorização dos nossos profissionais da educação é fator determinante para o crescimento do nosso país”, ressaltou o ministro no Twitter, ao adiantar a medida. Embora a atualização seja autoaplicável, criou-se, desde 2010, a tradição de o Ministério da Educação (MEC) fazer o anúncio formal do valor vigente a cada ano.
“A importância do anúncio é para quebrar a resistência dos prefeitos e governadores para reajustar o piso e fortalecer a luta dos nossos sindicatos”, explicou o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Heleno Araújo, no site da entidade.
Os professores da educação básica pública dos estados, municípios, Distrito Federal e União são a primeira categoria a ter um piso salarial nacional definido na Constituição. Reivindicação histórica dos trabalhadores, o piso foi instituído pela Lei nº 11.738, sancionada pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 16 de julho de 2008.
Fonte: PT