PIÚMA: assinado convênio com o Governo do Estado para revitalização da Ilha do Gambá

A revitalização da Ilha do Gambá tem a prerrogativa de promover o turismo local e valorizar o ecoturismo.

A Prefeitura de Piúma, junto ao Governo do Estado, formalizou a autorização para o Convênio de Revitalização da Ilha do Gambá, com um investimento total de R$1.113.175,53. O convênio foi assinado na última sexta-feira, 18, no Auditório da Secretaria de Assistência Social.

O objetivo principal da iniciativa é promover o turismo sustentável e o ecoturismo, destacando as características
naturais da ilha enquanto preserva seu rico patrimônio ambiental.

O prefeito Paulo Cola destacou que tem trabalhado para continuar no ritmo da gestão acelerando, o convênio já havia sido desenhado, parou por conta das vedações do periodo eleitoral, mas retornamos. “Vamos estruturara a Ilha para receber todos os publicos, vamos investir em acessibilidade, dar criar condições que o visitante e morador viva uma experiência única em um parque a beira mar. Nossa Ilha é singular”, frsiou o prefeito.

Em tempo, Paulo agradeceu a parceria com o Governo do Estado que tem sido muito positiva para o município. O deputado Gilson Daniel foi o interlocutor com o governo Renato Casagrande.

O presidente da Câmara, Eliezer Dias Freire foi enfático: “Nós fomos agraciados pelo deputado Gilson Daniel com a interlocução com o governo Casagrande que autorizou mais de R$1 milhão para a construção dos decks na Ilha do Gambá e fazer também trilhas que é importantepara a segurança das pessoas que frequenta anossa Ilha. Nós temos o privilégio de ter uma Ilha linda, bonita por natureza. Agora com a emenda do deputado e articulação do prefeito Paulo Cola nós vamospoer dar mais conforto e mais acecibilidade aos moradores e aqueles que visitam a nossa cidade”, salientou o presidente da Câmara.

Oportunamente lembrou Eliezer que Piúma tem uma beleza natural diferente no Estado do Espírito Santo. “Quem tem a ganhra é Piúma. Nós precisamos cada dia mais explorar estas belezas no município para oferecer um turismo sustentável e de qualidade atraindo famílias, jovens para viverem experiências maravilhosas. É importante a revitalização do espaço que faz parte da nosso turismo. Graças a Deus conseguimos esta emenda com o deputado Gilson Daniel. A ilha vai ficar sem dúvida muito mais encantadora”, ressaltou Freire.

De acordo com a chefe de Gabinete da Prefeitura de Piúma, Lenilce Carvalho, no ano passado o deputado Gilson Daniel, presidente Estadual do Podemos participou do Festival Piúma Gastronomia & Arte e no sábado ele foi convidado a caminhar na Ilha do Gambá para melhor conhecer o Patrimônio. Ele teria ficado encantado, momento em que ela solicitou a ele um recurso para a revitalização da Ilha. Ele se reuniu com o governo do Estado, despachou com o Secretário Estadual de Turismo e foi solicitado ao governo o recurso.

A Prefeitura por sua vez preparou o projeto, juntamente com a Secult e Secretaria de Maio Ambiente. O projeto foi ajustado e nesta última sexta, o secretário Estadual de Turismo, Felipe Lemos, o deputado federal, Gilson Daniel, o prefeito Paulo Cola, o subsecretário de Infraestrutura do ES, o presidente da Câmara, Eliezer Freire e vereadores, o viec-prefeito Pastor Ezequias participaram da assinatura do convênio, entre outras autoridades.

Convém ressaltar que a Ilha do Gambá tem grande potencial para atrair turistas que buscam experiências ecológicas em harmonia com a natureza. A revitalização visa não apenas a melhoria da infraestrutura da ilha, mas também o fortalecimento do desenvolvimento socioeconômico local, oferecendo novas oportunidades de trabalho e renda para a comunidade.

Impacto no Turismo e na Comunidade

Para o prefeito Paulo Cola, com a revitalização da Ilha do Gambá, Piúma espera atrair turistas interessados em vivenciar a biodiversidade local e em participar de atividades ecoturísticas, como caminhadas e observação da fauna e flora.

O projeto visa também fortalecer a economia local, gerando novos empregos e estimulando o comércio e os serviços na região. Além disso, a preservação ambiental será uma prioridade, com práticas que garantam a manutenção dos ecossistemas naturais da ilha, contribuindo para a educação ambiental e o respeito ao patrimônio natural. A revitalização da Ilha do Gambá é, portanto, um passo importante para posicionar Piúma como um destino turístico
sustentável, alinhado com as tendências globais de turismo responsável.

A Prefeitura de Piúma, com o apoio da comunidade local, espera que a revitalização da Ilha do Gambá seja um marco no desenvolvimento sustentável da região, integrando ecoturismo, preservação e geração de benefícios para todos.

Fotos: assessoria de comunicação

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *