PIÚMA: Nossocrédito de portas fechadas, só meio expediente, uma vez por semana
O atendimento da Agencia Nossocrédito em Piúma limitou-se a uma vez por semana, meio expediente. Quem precisar pegar dinheiro para empreender terá de tentar a sorte, se a servidora, de Itapemirim, não nomeada for trabalhar já que ela não recebe para esta finalidade
O Programa Nossocrédito é um programa especial de microcrédito com juros mais baixos do que os praticados no mercado. São financiamentos para capital de giro e investimento fixo, com prazos, taxas e condições adequadas aos empreendedores.
Os financiamentos do Programa Nossocrédito podem chegar a R$ 20 mil para investir no seu próprio negócio. O prazo de pagamento é de até 30 meses, exceto se o crédito for para capital de giro.
Em Piúma o Programa já bateu recorde de atendimento, principalmente no pico da pandemia quando muitos comerciantes e microempreendedores tiveram de baixar as portas e ainda assim, manter compromissos.
Ocorre que, o Programa que tanto ajudou empreendedores a se manter de pé, neste momento está com o funcionamento totalmente reduzido e não há uma justificativa lógica para as portas da agência ficarem fechadas segunda, terça, quarta, quinta-feira pela manhã e sexta-feira.
A Reportagem entrou em contato com a secretária de Desenvolvimento Lorena Bassul para ela explicar os motivos deste funcionamento capenga do Nossocrédito. Ela se disse apenas que haveria atendimento apenas na quinta-feira 03. “Atendimento do Nosso Credito com a agente de crédito, quinta feira (03/12) de 8:30 até as 12:00h”. Na verdade, o atendimento foi no dia 02 a partir das 13h00.
A secretária informou que as pessoas que estão procurando a agencia estão sendo orientadas a voltar no dia que tem atendimento, mas o local está de porta fechadas sem um aviso sequer.
Lorena afirmou que não está havendo prejuízo no serviço, que a servidora de Itapemirim, faz os atendimentos e a própria secretária leva os processos ao banco para formalização dos contratos.
Em contato com a agente de crédito Elisangela que, segundo a secretária de Desenvolvimento está fazendo o atendimento em Piúma, ela disse que foi exonerada em Itapemirim no dia 17 de novembro e está dando uma força em Piúma. Mas não tem nomeação. “Estou indo para ajudar realmente, sei da importância do programa, mas não recebo nada. Nós agentes de crédito ajudamos uns aos outros para não deixarmos a agência fechada”, disse.
Todos na cidade sabem que quem coordenava o Programa Nossocrédito em Piúma era Ketyla Bayerl Marafoni e fazia um trabalho comprometido com a população que sempre buscou o serviço na Prefeitura. Ocorre que Keytla acabou tendo problemas em continuar o serviço no Nossocrédito, faltava coisas simples, como impressora, pastas, entre outros impasses.
A pandemia
De acordo com Ketyla durante o pico da pandemia os comerciantes e autônomos se desesperaram e recorreram ao programa Nossocrédito para ter um capital de giro e não demitir seus funcionários e ter suas mercadorias nos comércios para atendimento ao público, mantendo suas contas em dia, já que não estavam podendo abrir às portas dos comércios. “Atendemos os microempreendedores e autônomos, eram em torno de 60 pessoas atendidas por dia, sendo: 30 de manhã e 30 à tarde, logo na chegada eram distribuídas as senhas, e entrava um de cada vez, cada um que entrava era higienizado o local e a pessoas, todos com uso de máscara e uso de álcool gel para as mãos de acordo com as recomendações da OMS”.
Ressaltou Bayerl que Piúma estava entre os municípios de alto risco e muitos dos agentes de crédito optaram por trabalhar em home office. “Mas, eu vendo a situação dos empreendedores e dos comércios fechados, optei para trabalhar com atendimento semipresencial para facilitar a vida dos empreendedores, pois eles estavam sem acesso aos bancos e necessitavam muito dos meus serviços prestados e da minha colaboração, muitos não sabiam abrir uma conta online e tinha que ajudar em tudo, até tirar as certidões negativas, juntar os documentos necessários preparar e finalizar os processos e levar ao banco para finalização final e liberação do crédito. Trabalhei dia e noite sozinha, para dar conta do recado, fiz 223 processos liberados de janeiro até o mês de julho, num total de R$ 1.650.116,88. Só no mês de junho foram cento e vinte e cinco processos e R$775.000.00 em dinheiro liberado, um recorde nunca visto antes no Programa”.
Entre o público atendido muitas mulheres, donas de casa que eram doceiras e salgadeiras, além dos autônomos, ambulantes, artesãos e microempreendedor individual. “Foi um trabalho muito árduo e muito difícil, mas Piúma foi um dos municípios que se destacou em liberação de crédito nesta pandemia, ajudou muitos empresários à enfrentarem à crise, com negociação de crédito, carência de 6 meses para pagar, muitos comerciantes sobrevive e sobreviveram ao alto pico dessa pandemia, sem ter que fechar a empresa é manter os funcionários embora. Essa é a minha sensação de dever cumprido’, frisou Ketyla Bayerl Marafoni, agente de crédito de Piúma que trabalhou de janeiro a julho de 2020.
Como funciona o Nososcrédito?
Você solicita uma concessão de microcrédito e negocia o parcelamento mensal desse empréstimo com durabilidade e juros calculados. As propostas vão passar por processos de análise convencionais estipulados pela Política de Crédito do Banestes. O empreendedor terá o valor concedido se cumprir todos os requisitos estabelecidos.
Para quem?
O crédito é feito para empreendedores pessoa física ou jurídica. Podem solicitar o financiamento: autônomos, microempreendedores individuais (MEI´s), micro e pequenas empresas, empresas de pequeno porte.
O que oferece?
Linhas de microcrédito em parlamentos prolongados e taxa de juros reduzida.
Quem pode solicitar?
Empreendedores formais e informais (PF e PJ), com faturamento bruto anual menor que R$360 mil.