Publicidade

Piúma sedia 3ª Olimpíada Intermunicipal da Melhor Idade, cerca de 400 idosos participaram

Sete delegações marcaram presença na Olimpíada em Piúma. Um festa linda que durou todo sábado e terminou com a entrega dos trofeus e medalhas.

No último sábado (25), os idosos do município de Piúma demonstraram mais uma vez sua vitalidade e espírito esportivo ao participarem da 3ª Olimpíada Intermunicipal da Melhor Idade, realizada na Cidade das Conchas. O evento reuniu representantes de oito municípios da região, incluindo Piúma, Anchieta, Presidente Kennedy, Marataízes, Alfredo Chaves, Rio Novo do Sul e Itapemirim.

O prefeito Paulo Cola saudou todos os atletas e abriu a evento. Fotos: Marcelo Augusto

As torcidas deram um show a parte, em especial a de Anchieta, a mais animada. Mas, Piúma também tirou onda. A batucada envolveu os atletas. O clima era mesmo de olimpíada, com desfile das delegações e o momento impar com o revesamento da tocha olímpica. Outro ponto alto do evento foi a apresentação do Coral da Melhor Idade cantando As Gírias de Piúma acompanhado pelo compositor Leandro Berola.

“Foi sensacional, muito comprometimento das pessoas de outras secretarias que vieram trabalhar comigo. Gratidão a todos. A equipe que ficou nos bastidores, cozinha, banheiro, água, transporte. Uma grande equipe em sintonia, 49 funcionários da Assistência, Turismo, Educação, Sáude, Administração, Cultura. Muito bacana, um evento muito llindo feito a muitas mãos. Foi maravilhoso, ninguém se machucou. Ficou lindo o Complexo Willian Damasceno, repelto de pessoas circulando”, resslatou a secretária de Assistência Jacqueline Surrage.

O prefeito Paulo Cola recepcionou os atletas e os chefes dos executivos de Anchieta, Fabricio Petri, Itapemirim, Dr. Antônio Rocha e Rio Novo do Sul, Nei Castelari. Oportunamente, salientou que há um tempo Piúma não tinha nenhuma condição de receber um evento regional do nível da olímpiada.

Destacou Cola os investimentos realizados em infraestrutura na cidade, com as reformas dos espaços de lazer, a construção do Complexo Willian Damasceno, a revitalização da Ilha do Gambá, a construção da Casinha da Ilha com banheiros adapatados, as reformas das praças e a reurbanização da orla.

Ele assegurou que há um tempo Piúma não tinha a menor condição de sediar um evento do tamanho da 3ª Olimpíada Intermunicipal, por conta da estrutura local, e hoje, com dignidade a cidade conseguiu receber as pessoas da região, e gente até de muito longe e, também, dá dignidade ao povo. “Há uns anos não tínhamos lugares para levar as pessoas, a praia sempre esteve alí, aonde está, mas, a infraestrutura, o urbanismo do local não ofereciam condições. Não tinha uma praia decente para levar as pessoas, não conseguia entrar na Ilha do Gambá, que é um patrimônio natural que temos maravilhoso. O que nós fizemos foi dá condições para que as pessoas circulem na cidade e consiga caminhar e aproveitar as belezas que temos”, frisou o prefeito.

Lembrou Paulo Cola que, onde foi sediada as Olimpíadas já foi palco de crimes bárbaros e o tráfico de drogas era pesado no local, seguido da prostituição. “Fizemos uma ocupação social, mostramos que quem é o dono do espaço é o povo, iluminamos, limpamos, a entrada da Ilha hoje tem infraestrutura, as trilhas estão bem limpas. O Compexo Willian Damaceno que era um sonho da população, transformamos em realidade. Isso tudo faz com que a gente se credencie a não passar vergonha quando alguém vem para cá. Pelo contrário, a gente é muito elogiado na estrutura que temos hoje e que vai melhorar ainda mais”.

Os idosos estão vivendo um outro momento em Piúma, afirmou o prefeito. O trabalho da Assistência Social tem valorizado a melhor idade. “Há muito tempo as pessoas estão sendo preparadas, o nosso público da melhor idade está recebendo atenção. Nós começamos de maneira bem modesta, com algumas dezenas de idosos. Hoje nós ultrapassamos muito as centenas de idosos participando de várias ações, desde o coral, passando pelo Sextou na Ilha que é um momento bem bacana de roda de conversa, interação, um momento em que as pessoas fazem amizade”.

A melhor idade de Piúma foi conhecer a capital do estado, havia idosos que não conheciam o que era Vitória. “Levamos até o Palácio, fomos recebidos eplo Governador. No final do ano passado eles foram ao Shopping fazer as compras de natal, temos a hidroginástica, as oficinas. Hoje nosso coral da Terceira Idade faz a abertura de boa parte das solenidades. Nós conseguimos envolver os idosos e conseguimos dar um bom motivo para este pessoaL produzir muito. Tinha gente lá que só queria saber de sofá. As Olimpíadas foi um exemplo do potencial dos nossos idosos. Parabéns a todos os envolvidos, todo o time e todos os atletas”, parabenizou o prefeito de Piúma.

Modalidades

Os atletas idosos destacaram-se em diversas modalidades, conquistando medalhas de ouro, prata e bronze, e enaltecendo o nome da cidade. Ao todo, cerca de 400 atletas competiram em categorias como arremesso de peso, lançamento de disco, bocha, bisca e corrida.

Os atletas não apenas representaram brilhantemente os municípios, mas também demonstraram que a paixão pelo esporte transcende as idades. Muitos deles já haviam conquistado pódios na edição anterior da Olimpíada em 2023, e mais uma vez provaram sua dedicação e habilidade. Teve atleta que saiu com o pescoço carregado de medalhas.

Salientou Jacqueline Surrage que a participação positiva no evento esportivo não apenas celebra a disposição dos idosos em manterem-se ativos, evidencia a importância do esporte como meio de promover a saúde física e mental, o convívio social e o espírito de competição saudável.

A Prefeitura de Piúma parabeniza seus atletas da melhor idade pelo desempenho excepcional na 3ª Olimpíada Intermunicipal da Melhor Idade e aguarda ansiosamente pelas próximas edições deste evento inspirador.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *