Policial civil é assassinado a tiros por preso com ‘saidinha’ no Espírito Santo
Horas depois de deixar o Complexo Penitenciário de Xuri, em Vila Velha, com o benefício da chamada ‘saidinha’ por conta do Dia das Mães – no próximo domingo –, Joberto Gil Cardoso (foto principal) matou com tiros de revólver 38 o investigador de Polícia Civil aposentado José Maria Gagno Intra, 56 anos. O assassino responde na Justiça por crime sexual contra menor de idade. O assassinato ocorreu dentro da casa de José Maria, em Ponta da Fruta. O investigador era irmão de João Batista Gagno Intra (PT), conhecido como Babá, que na tarde do mesmo dia do assassinato teve seu nome lançado como pré-candidato para disputar o cargo de prefeito de Vila Velha, em outubro de 2024, pela Federação Brasil da Esperança, composta pelo Partido Comunista do Brasil (PCdoB), Partido Verde (PV) e PT.
A Polícia Militar e equipes da Ronda Ostensiva Municipal (ROMU) da Guarda Municipal de Vila Velha agiram rápido e prenderam em flagrante a atual esposa de José Maria, Elisângela Cardoso, com quem ele estava casado há menos de dois meses, e Gilberto, irmão dela. Os dois foram capturados na Rodovia do Sol e levados para o Plantão da Delegacia Regional de Vila Velha. Uma segunda mulher, também envolvida no assassinato e identificada apenas como Maria da Penha, está foragida. Joberto Gil havia saído da Penitenciária Estadual de Vila Velha VI na tarde de terça-feira (07/05). Estava sob o benefício da ‘saidinha’ para o Dia das Mães.
Irmã de José Maria, a tenente da Reserva Remunerada da PM Margarida Gagno Intra, que trabalha na Guarda Municipal de Vila Velha, disse que o investigador estava aposentado por invalidez por conta de doença profissional. Por isso, José Maria tinha transtorno bipolar. Recentemente, acrescentou a tenente Margarida, seu irmão conheceu Elisângela. Num momento de fragilidade, a moça convenceu José Maria a se casar com ela, com o registro do casamento feito em Cartório Civil. O casamento ocorreu há pouco mais de um mês.
José Maria (Foto) já teve outros relacionamentos anteriores e estava separado da primeira esposa há 20 anos, com quem teve filhos. Um deles, André Intra, também está neste momento na DP Regional de Vila Velha e lamentou a morte do pai. Para a família, o assassinato foi premeditado como forma de Elisângela se beneficiar da pensão deixada por José Maria com salário integral de investigador de Polícia Civil.
fonte/foto: site elimarcortes