Primeiro simulado de emergência em Muniz Freire, no ES, conta com apoio da Samarco

 A população de Itaici, distrito de Muniz Freire (ES) recebeu, no último sábado (07/10), o simulado de emergência da barragem da Pequena Central Hidrelétrica de Muniz Freire (PCH). Cerca de 130 pessoas foram envolvidas na ação, realizada pela primeira vez na cidade. A Samarco apoiou a realização do evento, promovido pela Prefeitura e pela Coordenação da Defesa Civil municipal. O Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar acompanharam o treinamento.    

“Foi uma oportunidade de trazermos a mobilização preventiva que realizamos em Minas Gerais para Muniz Freire. Uma iniciativa importante para conscientizar e preparar a população sobre medidas de segurança e prevenção de riscos”, destacou a especialista em Riscos, Melissa Manger.   

Além de exercícios práticos, os participantes foram orientados sobre como se deslocar para as rotas de fuga. As sirenes foram acionadas para que os participantes se direcionassem aos pontos de encontro e locais indicados. As pessoas também contaram com ações como aferição de pressão, exame de glicemia e campanha de vacinação, organizadas pela Prefeitura.    

A empresa realiza periodicamente simulados nas zonas de autossalvamento em localidades de Minas Gerais. A ação em Muniz Freire seguiu as diretrizes do Plano de Ação de Emergência (PAE) da PCH do município. A Samarco disponibilizou a infraestrutura, veículos e profissionais para atuar na ação.   

Mobilização na comunidade 

Para engajar a população a participar da iniciativa, a Samarco realizou ações em parceria com órgãos públicos antes do simulado. Durante seminário orientativo na Escola Municipal Sebastião Costa, na quinta-feira (05/10), a comunidade foi convidada a participar do treinamento e conheceu o PAE. Também foi distribuída cartilha, produzida pela empresa, com informações sobre o plano.   

Gestão de barragens   

As estruturas geotécnicas da Samarco, assim como a barragem da Pequena Central Hidrelétrica de Muniz Freire, permanecem estáveis, conforme aponta o monitoramento e acompanhamento de consultorias especializadas. Relatórios sobre as condições das estruturas são remetidos periodicamente aos órgãos competentes. A empresa possui um Sistema Integrado de Segurança, que inclui o Centro de Monitoramento e Inspeção (CMI), e conta com cerca de 1.700 equipamentos, como câmeras, radares, piezômetros para garantir mais assertividade e segurança às operações.  

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *