Processo Seletivo: Alunos de 10 Estados, além do ES, disputam processo seletivo do Instituto Ponte

Pernambuco, Ceará e Maranhão ficaram entre os quatro Estados com mais inscritos no processo seletivo do Instituto Ponte (IP), depois do Espírito Santo, que liderou o ranking com 859 candidatos.

Somente do Norte e Nordeste, foram 230 inscritos, incluindo Rondônia e Bahia. Em seguida, vêm Estados do Sudeste e Sul: São Paulo (33), Rio de Janeiro (6), Minas Gerais (7) e Paraná (1).

Essa diversificação de interessados Brasil afora reforça o atual momento que o IP está vivendo: uma nova etapa de crescimento e atuação. “Atualmente, 29% dos nossos universitários estudam em faculdades fora do Espírito Santo. Estão em São Paulo (Unicamp, Insper, Inteli, USP), Minas Gerais (UFMG) e Bahia (UFSB). Estamos preparando talentos para o Brasil e temos como um dos desafios, agora, transpor a barreira dos limites geográficos na captação de recursos”, afirmou a fundadora e diretora da entidade, Bartira Almeida.

Ao todo foram 1.136 inscrições válidas para 60 vagas, numa média de 18 candidatos por vaga. “Mas podemos aumentar o número de ofertas para 65; estamos avaliando”, informou Bartira.

Atualmente com alunos em 44 municípios capixabas e sete Estados (Espírito Santo, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia, Maranhão e Ceará), o IP atende hoje 220 estudantes e o objetivo é aumentar para 270. “Nossa meta é seguir expandindo o atendimento e trabalhando com o propósito de sermos a ponte para a ascensão social em uma geração, por meio da educação de qualidade, para esses jovens em vulnerabilidade social”, explica Bartira.

Em 2022, o IP foi eleito pela quinta vez consecutiva a única ONG do Espírito Santo entre as 100 melhores do Brasil pelo Instituto DOAR e AMBEV VOA.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *