Procon-ES capacita ambulantes para 12ª Parada LGBTQIA+ de Vitória
O Instituto Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-ES) participou da 6ª Semana de Cidadania LGBTQIA+, por meio da formação de vendedores ambulantes que estarão presentes na 12ª Parada LGBTQIA+ de Vitória. Durante a capacitação, organizada pelo Grupo Orgulho, Liberdade e Dignidade (Gold), o Procon-ES ministrou uma palestra focada em precificação correta e na qualidade no atendimento ao consumidor, visando a aumentar a satisfação dos consumidores durante o evento.
A iniciativa buscou atender às necessidades específicas dos consumidores, promovendo boas práticas tanto no atendimento ao cliente quanto na manipulação higiênica dos alimentos que serão comercializados no evento.
Durante a palestra, foram abordadas as distinções entre consumidores e fornecedores, os direitos fundamentais garantidos pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC), técnicas adequadas de precificação, práticas abusivas a serem evitadas e métodos eficazes para melhorar o atendimento ao consumidor.
A diretora-geral do Procon-ES, Letícia Coelho Nogueira, enfatizou a relevância desse trabalho de conscientização e harmonização das relações de consumo. “O Procon-ES não apenas fiscaliza, autua e aplica sanções administrativas contra práticas que violem as normas consumeristas, mas também educa e orienta constantemente os comerciantes sobre suas responsabilidades na relação de consumo. Nosso objetivo é promover uma harmonia duradoura entre consumidores e fornecedores”, destacou.