Programa de aceleração digital de startups FUNSES 01: inscrições vão até dia 17/03
Divulgação dos selecionados será realizado no dia 20/03
As inscrições para o programa de aceleração digital de startups do Fundo de Investimento em Participação (FIP), FUNSES 1, vinculado ao Fundo Soberano do Espírito Santo, estão abertas e vão até o dia 17 de março. Serão selecionadas 25 empresas, que irão ter acesso a trilhas de conteúdo e mentorias com especialistas, além de contar com conexões com parceiros e networking com mais de 150 corporações.
A TM3 Capital, gestora do FUNSES 1, é responsável por identificar e realizar os investimentos e desinvestimentos, além de acompanhar e ajudar as empresas investidas. Além do investimento direto em empresas maiores, parte dos recursos do FUNSES1 são direcionados para custear o programa de aceleração digital.
O Programa de aceleração digital, que será executado pela ACE, é totalmente online e é exclusivo para aplicantes do Espírito Santo. Busca por empreendedores, pesquisadores e estudantes do ensino superior do estado que queiram pivotar seu MVP ou acelerar sua empresa.
O prazo para inscrição das empresas é até o próximo dia 17/03 e deverá ser realizado via formulário através do site: Link. As startups selecionadas serão conhecidas ainda no mês de março e o programa terá início no dia 27/03.
Segundo o sócio e Diretor responsável pela área de Venture Capital da TM3 Capital, Felipe Marcondes de Mattos, o objetivo é fomentar o ecossistema local e transformar o Espírito Santo em um polo para startups. “Nosso objetivo é acelerar digitalmente 500 empresas capixabas em 10 anos”, complementa.
Criado com base nos recursos oriundos da exploração de petróleo, o Fundo Soberano do Estado do Espírito Santo (FUNSES) vai permitir, a partir do investimento de receitas provenientes da indústria do petróleo e do gás natural, buscar a atração de novos negócios, gerando emprego e renda para a população do Estado.
O FIP FUNSES 01 é operado pelo Bandes (Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo) e é um dos maiores da categoria no País, com aporte de R$250 milhões e deve acelerar e investir em empresas nos próximos anos, passando por todos os estágios da jornada de desenvolvimento.
Para Pedro Carneiro, Sócio e Diretor de Investimentos na ACE, há a responsabilidade de selecionar e trabalhar em conjunto com esses empreendedores para ampliar o impacto do setor de tecnologia na economia do Estado.
Sobre a ACE – A ACE é uma holding de inovação em negócios e apoio ao empreendedorismo. Atua primariamente como Venture Capital, investindo em startups early stage, e como Venture Builder, co-fundando negócios com os empreendedores mais preparados do ecossistema. Fundada em 2012 pelos empreendedores seriais Pedro Waengertner e Mike Ajnsztajn, a ACE já realizou aportes em 120 startups, concluindo o exit de 25 dessas empresas. No seu track record também constam mais de 100 programas de aceleração realizados, mais de 1.000 startups conectadas com grandes empresas e 6 novos negócios criados. Atualmente, o grupo conta, por exemplo, com verticais de venture capital e aceleração (ACE), consultoria corporativa (ACE Cortex), M&A (ACE Advisors), educação (Future Dojo), finanças (Zebra Câmbio).
Sobre a TM3 Capital – Fundada em 2011 pelo empreendedor Marcel Malczewski, a TM3 Capital é uma gestora brasileira de venture capital que traz mentalidade e espírito empreendedores no seu DNA. A TM3 Capital tem um modelo hands-on e metric-driven de gestão e investe em empresas que entendem o valor que vai além do capital. Construir juntos é a missão, agregando experiência em operações, crescimento acelerado e internacionalização. Com mais de meio bilhão de reais sob gestão atualmente, a TM3 Capital já estruturou 5 veículos de investimento e possui ampla expertise e casos de sucesso com investimentos em empresas tanto de software quanto de hardware. A TM3 já co-investiu ou vendeu empresas para grandes corporações, tais como: Santander, Movile, Microsoft, Trybe, Linx, Stone, Whirlpool, Sonda, Trimble e Ambev.