Projeção de la niña para início do ano favorece safra de café para 2024 no Estado
O antigo ditado diz que “depois da tempestade vem a bonança”. E é exatamente assim que funciona na natureza. Os períodos chuvosos são fundamentais para o pleno desenvolvimento das lavouras. Umas requerem mais e outras menos e o café está entre as culturas que precisam de chuva para crescer forte e frutificando bem.
De acordo com o Instituto Nacional Meteorologia e Tempo (Inmet), o fenômeno la niña está de passagem no Brasil e o Espírito Santo é uma área de passagem. Com isso, agricultores devem aproveitar as chuvas deste período.
Segundo o engenheiro agrônomo e coordenador técnico da Natufert, Otávio Araújo, o fenômeno está confirmado até fevereiro. “Considerando que o la niña está promovendo clima chuvoso, que é favorável à agricultura, o produtor deve aproveitar essa situação para fazer os últimos ajustes no programa de adubação das lavouras cafeeiras, pois é agora que garantimos a formação de ramos para nova safra. É uma etapa importante para melhorar a produtividade da safra de 2023/2024. O produtor tem que pensar no futuro da lavoura e a hora é agora”, explica.
Além disso, conforme destaca Otávio, é preciso fazer o uso de fertilizantes de alto desempenho, como é o caso dos produzidos pela Natufert para obtenção de uma plantação saudável e produtiva.
“Ter programas nutricionais equilibrados e de alta eficiência é fundamental para o alcance de números positivos, de boas colheitas. E a Natufert traz isso ao mercado. Os fertilizantes orgânicos usados nas diferentes formulações, que agregam alta concentração de carbono e substâncias húmicas, aliados aos minerais, melhoram o desempenho da nutrição de plantas”.
Área de atuação
Há 11 anos no mercado, a Natufert é a maior empresa de fertilizantes de alto desempenho com base orgânica do Espírito Santo, com produção 100% capixaba. A empresa produz três linhas de produtos. São eles: Safra Certa, que tem alta concentração em nitrogênio (N) e potássio (K) e é indicada para a formação e produção; Base Mega, que é recomendada para as etapas de plantio e fosfatagem, já que são ricos em fósforo (P); e a linha Humifort, que é composta por fertilizantes orgânicos ricos em ácidos húmicos e fúlvicos que melhoram as características químicas, físicas e biológicas dos solos. Todos os fertilizantes farelados da linha Humifort têm certificado do IBD, a maior certificadora de produtos orgânicos e sustentáveis da América Latina.