PROPOSTA: Camila Valadão propõe criação de Frente Parlamentar para debater saúde mental
A deputada estadual Camila Valadão (PSOL) apresentou uma proposta para criação de uma Frente Parlamentar em Defesa da Saúde Mental e da Luta Antimanicomial na Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales). “Nosso objetivo é fomentar aqui dentro desta Casa de Leis e com os parlamentares debates e ações efetivas em defesa das políticas de saúde mental em nosso estado numa perspectiva do cuidado em liberdade”, diz Valadão.
A Frente Parlamentar é um instrumento que irá viabilizar a construção de estratégias políticas em torno da pauta possibilitando pensar a gestão e financiamento, equipamentos e serviços da área, economia solidária e formação, trabalho e pesquisa.
Seguindo o rito legislativo, o pedido de criação da frente conta com a assinatura de dez deputados que apoiam a proposta encabeçada por Camila Valadão, são eles: Iriny Lopes (PT), Fabricio Gandini (Cidadania), João Coser (PT), Alexandre Xambinho (PSC), Sérgio Meneguelli (Republicanos), José Esmeraldo (PDT), Tyago Hoffmann (PSB), Adilson Espindula (PDT), Zé Preto (PL) e Theodorico Ferraço (Progressistas).
O requerimento de criação da frente foi lido no expediente da sessão ordinária de segunda-feira (26), deferido pelo presidente da Casa, Marcelo Santos (Podemos), e publicado em ato administrativo no Diário do Poder Legislativo no mesmo dia. Encabeçada por Camila Valadão, a Frente irá se reunir nos próximos dias para instalação e eleição dos seus integrantes.