Psicólogo bate um papo com alunos do Scherrer sobre o “Setembro Amarelo” e, depois, todos participam de passeata pelo centro de Piúma/ES

Alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental – EMEF “José de Vargas Scherrer”, em Piúma participaram, na manhã desta terça-feira 20, de uma palestra sobre “Setembro Amarelo” e, em seguida, percorreram juntos a Avenida principal em uma passeata ” Todos pela vida” no centro da cidade

Cerca de 200 estudantes piumenses se reuniram no auditório do Movimento Educacional do Espírito Santo – MEPES e participaram, de forma interativa, de uma palestra ministrada pelo psicólogo Orestes Rigo Rocha. Na oportunidade, Orestes falou a respeito de situações que têm levado muitos jovens a cometer mutilações e até tirarem a própria vida, em meio às palavras, sempre lançava questionamentos para engajamento do público. Durante a abordagem o psicólogo ressaltou que o ato de se auto machucar não é a maneira correta para solucionar o que precisa, “porque a pessoa está sentindo na alma dela a tristeza, aquela angústia, só que o corte não faz passar a dor do coração. O que antes doía emocionalmente, agora fisicamente também. Depois vem um sentimento de culpa terrível,” afirmou Rigo.

Ainda durante o bate papo com os alunos, Orestes aconselhou a todos se fortalecerem para a vida e pedir ajuda quando estiverem sentindo esta dor emocional. “Pedir ajuda para pai e para a mãe, para amigos. Às vezes a pessoa vai sentir muita vergonha de pedir ajuda para quem está ali muito próximo, porque tem medo de ser julgado”, disse.

O palestrante foi enfático e assegurou. “Fortaleça na cabeça de vocês, a partir dessa manhã, que sentimento, emoção é coisa séria, valoriza o que o outro está sentindo. Valide, preste atenção, peça ajuda e ajude. A gente não nasce sabendo viver, a gente aprende a viver. A gente vive nas pequenas coisas, a gente vive alertando o coleguinha sobre o uso de drogas, a gente vive um dia de cada vez promovendo uma vida melhor”.

A abordagem chamou atenção dos estudantes que gostaram muito e, atentos, ouviram o psicólogo.

A Secretária de Educação de Piúma, Alzimaira Marcarini pontuou a importância do tema em questão, a valorização do ser humano para si e para o próximo. “Estou feliz em poder participar dessa palestra com o professor diretor Marcos Miranda de Miranda, pedagoga Rute Rocha, psicólogo Orestes Rocha Rigo, demais profissionais atuantes nesse projeto e todos os estudantes que fazem o coração da escola bater bem forte. Levar adiante o que foi ouvido na palestra é dar oportunidade para se viver ainda melhor”, ressaltou.

Pós palestra, os estudantes e educadores participaram da passeata que percorreu parte do bairro “São José” e Centro da Cidade, deixando mensagens com faixas e cartazes.

A professora de Inglês, Adriana Carvalho parou no trânsito para ver a passeata passar. “Setembro Amarelo”, valorize a existência, recado dado e vivenciado.

Texto/fotos: Francisca Feres

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *