Qualifica Trans: aula inaugural de curso profissionalizante para pessoas da comunidade LGBTQIAPN+
O Qualifica Trans foi pensado e criado a partir de uma necessidade: contribuir para que pessoas da comunidade LGBTQIAPN+ deixem a situação de vulnerabilidade social e ocupem o mercado de trabalho
Acreditando que a educação pode transformar o mundo em um lugar com mais equidade, inclusão e diversidade, o Senac-ES realizou a abertura do Curso de Cuidador(a) de Idosos, junto ao Ministério Público do Trabalho do Estado do Espírito Santo e a Associação GOLD, por meio do Projeto Qualifica Trans. A aula inaugural contou com a presença de familiares dos estudantes, Instrutores de Educação Profissional do Senac-ES e representantes da GOLD.
O Qualifica Trans foi pensado e criado a partir de uma necessidade: contribuir para que pessoas da comunidade LGBTQIAPN+ deixem a situação de vulnerabilidade social e ocupem o mercado de trabalho. Juntas, as instituições atuam para que essas pessoas tenham dignidade e cidadania garantidas com educação e qualificação profissional.
O Gerente de Desenvolvimento Educacional e Social (GEDES) do Senac-ES, Romulo Gomes, explicou que essa é uma oportunidade de garantir que pessoas trans possam ter acesso à educação profissional de forma digna. “O Qualifica Trans significa uma oportunidade de entregarmos um diploma que pode legitimar habilidades técnicas e a excelência na profissão dessas pessoas, comunicando ao mercado que o importante mesmo é contratar quem está qualificado para o ofício profissional. Essa parceria oferece conhecimento e formação educacional para que homens e mulheres trans sejam inseridos no mercado de trabalho, rompendo uma trajetória repleta de preconceitos e vulnerabilidades”, disse.
A Analista de Educação Profissional do Senac-ES, Wakyla Corrêa, que atua na linha de frente dessa parceria, acredita que a educação é fundamental na transformação de vidas e perspectivas. “Quando eu vejo populações vulnerabilizadas, principalmente a população trans, dentro do Senac-ES, fico motivada a acreditar que a educação é algo que impulsiona a vida e possibilita o desenvolvimento e o crescimento de cada uma delas”, expressou Wakyla.
O curso
O curso de Cuidador(a) de Idosos, que é gratuito, dispõe de uma carga horária de 160 horas. Ao todo, foram ofertadas 20 vagas, exclusivas para pessoas transexuais e travestis atendidas pela Associação GOLD. Ao final da qualificação a turma está preparada para empreender ou atuar no mercado de trabalho, em estabelecimentos de atenção e cuidados para pessoas idosas. Todos os alunos e alunas receberão certificados com alto reconhecimento no mercado após a conclusão do curso.
Associação GOLD
A Associação GOLD é uma Organização da Sociedade Civil que, desde 2005, atua no Estado do Espírito Santo, com o objetivo de promover a inclusão social, o respeito às diferenças e o direito à singularidade, com ações nas áreas de saúde, educação, assistência social e Direitos Humanos.
A organização atua no controle social de políticas públicas no Estado por meio de representação no Conselho de Promoção da Cidadania e dos Direitos Humanos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (CELGBT+ES), e do Conselho Municipal de Direitos Humanos de Vitória.