Quiosques ameaçados, calçadão destruídos e obra sem data para começar em Piúma

A praia é linda, o Monte Aghá de fundo inspira belas fotos, as ilhas a frente e ao lado. Piúma deixa qualquer um apaixonado, mas as condições da praia deixa uma pergunta no ar, quem fará a obra e quando esta vai começar?

 

O calçadão da orla de Piúma a cada dia fica pior. Como se não bastassem os problemas da erosão da praia que parece está longe do fim, os cachorros de rua vivem pela areia e cruzando pelo calçadão com os transeuntes que precisam trafegar, ou aqueles que curtem uma boa caminhada.

Pela manhã e a tarde muitas pessoas têm o hábito de caminhar pelo que restou do calçadão. O que encontram pela frente, latões de lixo tombados, lixo espalhado, cachorros fuçando os detritos, buracos, areia no calçadão e, em uma determinada altura, em frente à Feira do Sol, precisam sair da calçada e ir para o asfalto correndo risco de ser atropelado por um veículo.

O Jornal já chamou atenção para ambos os problemas. Recentemente um jornal regional veiculou em uma de suas páginas que o prefeito Samuel Zuqui anunciou que as obras em relação à orla da praia passariam por algumas etapas, mas não disse quando estas vão começar. Não se sabe de fato o que pretende fazer o prefeito, ele explicou através de sua assessoria que tem agido para fazer a parte que lhe cabe. “Após solicitar e receber a liberação do IEMA, a Prefeitura pretende fazer intervenções e começar as obras por uma primeira etapa, refazendo completamente a parte das calçadas e do asfalto até a orla. Após esse início por parte da Prefeitura, o Governo do Estado faria a segunda etapa e finalizaria as obras da Orla com o engordamento. Um edital de licitação para contratar a empresa que fará estas obras por parte da Prefeitura deve ser publicado nos próximos dias”.

Diante dessa explicação, fica uma pergunta em aberto: e o verão? Pelo menos o calçadão será refeito para o início da alta temporada? A Reportagem passou pela orla da praia neste último domingo e registrou as ondas do mar quase engolindo os restos de um quiosque.   Vale lembrar que a estação mais quente do ano inicia no próximo dia 21 de dezembro, ou seja, faltam três meses e sete dias. A programação do carnaval já está pronta e as condições da praia para receber os turistas para brincarem nos dois trios elétricos?

De acordo com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura, com relação à Orla de Piúma, “a Prefeitura aguarda o posicionamento do Governo do Estado, que ficou com a responsabilidade por fazer o aterro hidráulico (engordamento) da praia. Este projeto vem desde o primeiro mandato de Paulo Hartung e também foi anunciado pelo governo Casagrande, sob os cuidados da Secretária de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb). Com a nova gestão de Hartung, a Prefeitura busca entendimentos para que essa obra se torne realidade o quanto antes”.

 

calçadão 3 calçadão 45 calçadão dakjdak calçadão oi calçadão poqe

Fotos: calçadão destruído, mar invadindo os quiosques e condições da orla

Faça um filme/// Luciana Maximo

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *