Rodadas de Negócios na Cachoeiro Stone Fair 2024 prometem impulsionar vendas do setor
O estande do It’s Natural – Brazilian Natural Stone será um ponto de encontro estratégico da Cachoeiro Stone Fair deste ano. O espaço do programa de incentivo às exportações do setor de rochas naturais desenvolvido pelo Centro Brasileiro dos Exportadores de Rochas Ornamentais (Centrorochas) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) será o cenário das Rodadas de Negócios que irão conectar empresas do segmento e compradores internacionais.
O ambiente, projetado como um hub de negócios e cuidadosamente planejado para maximizar as oportunidades de cada encontro, abrigará as reuniões entre pelo menos 15 empresas apoiadas pelo projeto setorial e os cinco compradores internacionais vindos dos Estados Unidos, México, Reino Unido e Índia, como membros do Projeto Comprador. As reuniões, agendadas a cada 30 minutos, permitirão que as empresas apresentem seus produtos, facilitando negociações e potencializando a chance de fechar novos contratos.
Com grande expectativa, o presidente do Centrorochas, Tales Machado, relembra ação semelhante realizada no ano passado. “Em 2023, o Centrorochas apoiou a vinda de nove compradores na Cachoeiro Stone Fair, por meio do programa Exporta Mais Brasil, realizado pela ApexBrasil. A ação gerou cerca de R$ 15 milhões em negócios. Este ano, com cinco compradores globais, estamos confiantes de que as Rodadas de Negócios irão repetir o sucesso e proporcionar ainda mais oportunidades para o setor”, detalha.
“Além de receber as Rodadas de Negócios, o estante do projeto setorial será um local de conexões estratégicas e um ponto de destaque para mostrar os benefícios de ser uma empresa apoiada pelo nosso programa”, reforça a gerente do It’s Natural, Jessica Machado. “A adesão é gratuita e esperamos receber todas as empresas interessadas em ampliar e fortalecer sua presença no mercado global”, conclui.
Experiência imersiva e visibilidade internacional
Quatro formadores de opinião internacional, sendo três jornalistas e um influencer, vindo dos Estados Unidos, Turquia e Líbano irão se juntar aos compradores em uma experiência imersiva no setor de rochas. Durante os dias no Espírito Santo, os membros dos grupos chamados “Projeto Imagem e Projeto Comprador” irão participar de um extenso cronograma incluindo visita a pedreira para acompanhar, na prática, o processo de extração de materiais; idas a indústrias, onde será possível entender o processo de beneficiamento, a tecnologia empregada e toda a evolução do setor nas questões de sustentabilidade; visita a showroons para vivenciar a aplicação dos materiais naturais e, é claro, acompanhar a Cachoeiro Stone Fair, a maior vitrine de negócios do segmento nacional.
A assessora de comunicação do Centrorochas e do It’s Natural, Karina Porto Firme, reforça que “as interações entre os nossos convidados e as empresas do setor irão contribuir diretamente para visibilidade do arranjo produtivo na imprensa mundial”.
Sobre o It’s Natural – Brazilian Natural Stone
O It’s Natural – Brazilian Natural Stone é um programa de incentivo às exportações desenvolvido pelo Centro Brasileiro dos Exportadores de Rochas Ornamentais (Centrorochas) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). O programa, que atualmente conta com 208 empresas apoiadas, tem por objetivos estimular e aumentar as exportações de rochas ornamentais brasileiras, através de um conjunto de ações estratégicas de internacionalização com ações de promoção, fortalecimento da imagem e desenvolvimento do setor no mercado mundial. As empresas interessadas em fazer parte do projeto devem acessar https://podio.com/webforms/26378838/1995038 realizar cadastro gratuito.
Sobre o Centrorochas
O Centro Brasileiro dos Exportadores de Rochas Ornamentais está presente em todas as demandas nacionais para aumentar a competitividade do setor de rochas ornamentais. A entidade atua diretamente dando suporte nos trâmites relacionados à presença do empresário brasileiro no exterior combinando com atividades comerciais e operacionais relativas ao desenvolvimento e evolução das empresas brasileiras.
Sobre a ApexBrasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar esses objetivos, a Agência realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.