Samarco | Rodada de negócios do Força Local fomenta o desenvolvimento de empresas locais capixabas

Cerca de 100 empresas do território de atuação da Samarco no Espírito Santo – Anchieta, Guarapari e Piúma participaram da 1ª Rodada de Negócios do Força Local, realizada no dia 9 de julho. Fornecedores de diversos setores tiveram a oportunidade de trocar experiências e conhecer a atuação da Samarco e de empresas parceiras da Samarco, com o objetivo de ampliar e fomentar a economia local por meio de novos negócios e parcerias.

Ailana Vilela, gerente de Suprimentos da Samarco, ressaltou que desde a retomada das operações, a empresa vem criando diversas ações dentro do Programa Força Local para fortalecer e desenvolver as áreas onde a empresa atua. “Esta é a oportunidade para as empresas se apresentarem e serem assertivos para criarem um ambiente para oportunidades de negócios e fortalecimento da economia local.”, disse. Ailana ressaltou ainda a importância da atualização do cadastro para que a empresa possa entrar em contato com os fornecedores.

Durval Vieira de Freitas, da DVF Consultoria, destacou que o encontro possibilitou a realização de negócios entre empresas que demandam produtos e serviços com os fornecedores locais, e compartilhou dicas sobre a realização de negócios.

“O Força Local impacta positivamente as regiões na promoção do desenvolvimento local. Este ambiente propicia que as empresas, além de fornecerem para a Samarco, prospectem novos negócios entre elas, amplie o ambiente para investimentos e aumente a produtividade e competitividade dos negócios locais. As empresas também precisam se adaptar aos novos ambientes, e quem não se comunicar virtualmente estará perdendo oportunidades de negócios”, falou.

A 1ª Rodada de Negócios do Força Local contou com a participação das empresas contratadas  Vix Logística, Visel/In Haus e Manserv, do Espírito Santo.

Força Local

Lançado em outubro de 2020, o programa visa fomentar o desenvolvimento socioeconômico nos territórios onde a Samarco atua em Minas Gerais e no Espírito Santo. Baseado em cinco pilares: políticas, capacitação, negócios, monitoramento e desenvolvimento e qualificação, uma das principais missões do programa é incentivar fornecedores e comerciantes locais para, além de se tornarem aptos a atender possíveis demandas da Samarco, atender também outras empresas.

O programa promove palestras e seminários como forma de melhorar e preparar profissionais e empresas para o mercado de trabalho. Temas como gestão estratégica e ferramentas de qualidade e produtividade foram apresentadas para representantes das empresas e entidades de classe das cidades de Anchieta, Guarapari e Piúma, no Espírito Santo, e Mariana, Ouro Preto, Catas Altas e Santa Bárbara, em Minas Gerais.

Recentemente foi lançado o Catálogo de Fornecedores Locais, uma iniciativa que reúne serviços de mais de 300 empresas em diversos ramos, com o objetivo de desenvolver e contribuir para a geração de negócios nos territórios. Para esse ano ainda estão previstos novos encontros, entre palestras e seminários, e duas rodadas de negócios (uma em Minas e outra no Espírito Santo) que possibilitarão conectar compradores e fornecedores, e gerar novas oportunidades comerciais nos dois estados onde a Samarco atua. Para saber mais, acesse https://www.samarco.com/fornecedores/ .

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