Seminário promove inclusão e acessibilidade para comunidade surda em Linhares

O Senac Espírito Santo está com inscrições abertas para o 1ª Seminário Estadual de Libras, que acontece entre os dias 23 e 25 de setembro, no Auditório do Sesc, em Linhares. O evento é gratuito e promove a disseminação da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e uma série de debates sobre os desafios da comunidade surda.

Com o objetivo de atrair profissionais de diversas áreas e interessados no tema, a programação inclui palestras com convidados de diferentes partes do país para evidenciar a importância da inclusão e do uso da Libras em contextos educacionais e sociais.

De acordo com a Agência Brasil, o Censo do IBGE de 2022 mostra que o número de pessoas surdas, no Brasil, passa dos dez milhões. Mesmo com a lei que determina o uso da Língua Brasileira de Sinais, essas pessoas ainda enfrentam muitas dificuldades para acessar serviços básicos no cotidiano em empresas e órgãos.

Programação

23/09 (segunda-feira)

* Abertura oficial: apresentação cultural;

* O Surdo, a Cultura e a Libras, com Sueli Ramalho Segala, especialista em Libras e Inclusão de Pessoas Surdas nas Áreas Educacionais e Empresariais de São Paulo.

24/09 (terça-feira)

* A Importância da Libras para o Atendimento Médico na Atualidade, com o Dr. José Cardia, médico Urologista e entusiasta da Libras;

* Libras na Área da Saúde: Desafios e Oportunidades – Oficina de Vocabulário de Libras na Área da Saúde, com Flávio dos Anjos, enfermeiro do SAMU, Salvador (BA);

25/09 (quarta-feira)

* Surdos também gostam de Música! – Oficina de Tradução e Interpretação de música, com Mateus Ribeiro, palestrante letrado em três línguas: ASL, LIBRAS, e Português, Influencer digital surdo de Rondônia (RO).

Inscrições

Os interessados podem se inscrever por meio de formulário on-line via Sympla no seguinte link.

Serviço

Data: 23 a 25 de setembro
Horário: 19h
Local: Auditório do Sesc Linhares
Endereço: Avenida Augusto Calmon, 1907, Bairro Colina
Inscrições: Sympla 

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *