Sicoob ES participa de campanha global sobre educação financeira
Importante desde a infância, quando os pequenos ganham os tradicionais cofrinhos para guardar moedas, a educação financeira ajuda a gerenciar as finanças de forma efetiva e é essencial para as pessoas na fase adulta.
Para promover o aprendizado sobre o tema, o Sicoob ES está participando da campanha mundial para conscientizar crianças e jovens a lidar com o dinheiro de forma mais consciente e aprender sobre meios de subsistência e empreendedorismo, a Global Money Week (GMW), realizada de 21 a 27 de março .
Produção de vídeos e palestras sobre consumo sustentável integram as atividades, que são coordenadas pelo Instituto Sicoob.
Vídeos
Uma das ações é o Concurso Cultural, promovido pelas cooperativas do Sicoob ES junto a alunos do Ensino Fundamental I do Espírito Santo e Rio de Janeiro. Na seleção, os estudantes gravam vídeos de até dois minutos com o tema “Qual o seu sonho? O que você faz ou pretende fazer no seu dia a dia para realizá-lo?”.
A proposta é mostrar quais hábitos podem ser adotados para melhorar o bem-estar financeiro e realizar sonhos.
Serão sete vídeos premiados. Cada autor vai ganhar um kit com mochila, cooler, carregador portátil e fone de ouvido. Eles estão publicados no canal do Sicoob ES no Youtube e no site https://www.sicoobes.com.br/gmw2022/.
Consciência financeira
“A educação financeira é um dos meios de construir uma sociedade mais justa. Se queremos ter mais saúde financeira, temos que iniciar esse ensino o quanto antes”, destaca Sandra Kwak, superintendente de pessoas e responsabilidade social do Sicoob ES.
Ela complementa que a participação do Sicoob ES vai ao encontro do compromisso de cooperação com a sociedade.
“Nossas ações aproveitam a GMW para intensificar a disseminação do tema para que crianças e jovens aprendam sobre as suas finanças pessoais e familiares, entendam a importância de planejar para o futuro, invistam e façam escolhas financeiras conscientes e bem informadas”, finalizou Sandra.
O que é?
Global Money Week (GMW) é uma campanha anual de conscientização sobre a importância de garantir que os jovens estejam financeiramente conscientes e estejam gradualmente adquirindo conhecimentos, habilidades, atitudes e comportamentos necessários para tomar decisões financeiras sólidas e em última análise, alcançar o bem-estar financeiro e a resiliência financeira.
O objetivo principal é capacitar as gerações mais novas a administrar suas finanças de forma consciente, assim como ajudar que crianças e jovens compartilhem seus conhecimentos com suas famílias e respectivas comunidades. Ao longo de oito edições, a campanha atingiu mais de 40 milhões de crianças e adolescentes em 175 países.