Skarllaty, natural de Iriri, brilha em lançamento de livro coletivo no Palácio Anchieta
Na última quinta-feira (25), o Palácio Anchieta, em Vitória, foi palco de um evento que reuniu diversas autoridades e figuras ilustres do cenário jurídico e cultural do Espírito Santo, em especial, a presença de Skarllaty Moraes de Alpoim, natural de Iriri, uma das autoras do livro escrito por 21 mulheres.
A cerimônia foi abrilhantada pela apresentação da bateria de samba Unidos da Piedade. Entre os presentes, destacaram-se o presidente da OAB, José Carlos Rizk, a secretária estadual das mulheres, Jacqueline Moraes, além de representantes do governo e do poder judiciário.
A obra, que foi escrita por advogadas que integram a comissão de igualdade racial do Espírito Santo, destaca-se por sua relevância e por mostrar a força e união de mulheres guerreiras. Skarllaty, emocionada com a realização, declarou: “É um prazer inenarrável ter feito parte de uma obra tão forte, ao lado de advogadas tão exímias. Sequer em meus maiores sonhos imaginava que um dia seria uma escritora. Nessa obra abordo um tema que faz parte do meu cotidiano como advogada familiar, trazendo uma leitura do papel da mãe solo na luta pelos direitos dos seus em um judiciário tão patriarcal, ao qual convido todos à leitura. Isso é só o começo!”
O lançamento também serviu como um ato de reconhecimento e valorização do trabalho delas na promoção da igualdade racial e de gênero dentro do sistema judiciário capixaba. A secretária estadual das mulheres, Jacqueline Moraes, enalteceu o evento como um marco na trajetória dessas profissionais, destacando a importância de dar visibilidade às suas histórias e conquistas.