Trabalhadores de Vila Velha são protagonistas da mostra fotográfica itinerante “Mãos que constroem Vila Velha”
Celebrando a história e a memória dos trabalhadores de Vila Velha, a exposição fotográfica itinerante “Mãos que constroem Vila Velha” entra em sua segunda edição neste sábado (29). O evento, com entrada gratuita, começa às 10 horas no Boulevard Shopping Vila Velha e exibe 36 imagens capturadas pelo fotógrafo Felipe Amarelo, que retratam a essência do cotidiano dos trabalhadores da cidade.
Organizada por Linda Morais, a mostra destaca a importância dos trabalhadores na construção da cidade. “Colocar trabalhadores e trabalhadoras como protagonistas desta mostra é fundamental no século 21, especialmente no contexto atual em que discutimos as inteligências artificiais e o papel dos seres humanos. Queremos que a exposição percorra diversos espaços públicos da cidade, proporcionando a mais pessoas o acesso à arte da fotografia e a chance de conhecer quem realmente faz a cidade funcionar”, explica Linda Morais, coordenadora do Sindicato dos Trabalhadores em Alimentação do Estado (Sindialimentação-ES).
Felipe Amarelo capturou trabalhadores em diversos pontos históricos de Vila Velha, como o comércio da Glória, o entorno do Convento da Penha e a fábrica da Garoto. Um dos retratados é Ezenildo Gomes, um pescador de 53 anos, que compartilhou seu orgulho: “É uma satisfação representar meu grupo, os pescadores. Sou filho e neto de pescador, e não me vejo em outra profissão. Tenho muito orgulho do meu trabalho no mar, que sustenta a mim e minha família”.
A exposição, que tem o apoio da Prefeitura Municipal de Vila Velha, ficará aberta ao público até o dia 4 de julho, das 10h às 22h. Localizada próxima à entrada C do Boulevard Shopping, entre as lojas Avenida e Sipolatti, a mostra busca dar visibilidade aos trabalhadores do município e fomentar a reflexão sobre protagonismo, diversidade de ofícios e a importância de registrar a memória social e as identidades contemporâneas.
A abertura oficial da mostra ocorreu na Casa Amarela da Prainha e atraiu centenas de visitantes. Segundo Roberto Patrício Junior, secretário municipal de Cultura e Turismo, “a exposição reconhece o papel vital dos trabalhadores na construção de nossa cidade. É uma celebração da memória daqueles que dedicam suas vidas a diversas profissões, contribuindo para a riqueza cultural do município”.
Exposição Fotográfica Mãos que constroem Vila Velha no Boulevard Shopping Vila Velha
- Data: 29 de junho (sábado) a 4 de julho (quinta-feira)
- Horário: Das 10h às 22h
- Local: Rodovia do Sol, 5000, Itaparica, Vila Velha
- Local da exposição: Próximo à entrada C (lojas Avenida e Sipolatti)
- Classificação: Livre
- Entrada: Gratuita