Transtorno do Espectro Autista foi tema de Formação para educadores interligados à Educação Inclusiva

A formação ocorreu no Auditório do Instituto Federal do Espírito Santo _ Ifes

A Secretaria Municipal de Educação de Piúma/ES promoveu, na tarde desta quarta-feira, 05, no auditório do IFES, uma formação cuja evidência foi o Autismo. Evento que reuniu mais de 200 pessoas interligadas à educaçãoinclusiva, dentre elas, Assistentes de Sala, Professoras do Atendimento Educacional Especializado, Psicólogos.

A Coordenadora do Espaço da Educação Inclusiva “Arthur Daré”, professora Gabriella Bindeli, não mediu esforços e trouxe a senhora Poliana Paraguaçu que é presidente da Associação de Mães de Autistas do Espírito Santo – AMAES, e a psiquiatra analista, dra Fernanda Mappa, que palestrou em acordo com o tema “Autismo”. Gabriella Bindeli ressaltou sobre a importância de ter, nas escolas do município, Assistentes de Sala que acompanham estudantes atípicos. “A gente observa o comprometimento que as nossas assistentes de sala possuem, dentro de todas as suas atribuições, no seio da sala, e o fortalecimento do projeto da nossa Educação Especial”, disse Gabriella.

A senhora Poliana Paraguaçu, demonstrou muito entusiasmado ao ver o auditório lotado e revelou que fica muito feliz quando vê um espaço cheio, com pessoas preocupadas com informação, com a conscientização e troca de experiências para desenvolver um trabalho ainda melhor. ” Estou muito feliz com esse evento, participo desta gestão desde 2015, começamos com 48 famílias, hoje nós temos 1007 famílias atendidas. Piúma é o município que saiu na frente, em relação ao estado, com espaço preparado para atender famílias. Saiu na frente com vários projetos”, disse Paraguaçu.

A doutora Fernanda Mappa palestrou, com muita propriedade, relevando todos os pontos pertinentes, avanços e acompanhamentos realizados no Brasil. Atentou aos questionamentos do público e fez valer a tarde a exposição e troca de saberes.

fotos: Xica Feres

Compartilhe nas redes sociais

1 comentário

  • Suellen do Nascimento disse:

    “Piúma é o município que saiu na frente, em relação ao estado, com espaço preparado para atender famílias. Saiu na frente com vários projetos”
    REALIDADE DO MUNICÍPIO: Espaço sem Terapia Intensiva Multidisciplinar que é DIREITO dos autistas.

    “A gente observa o comprometimento que as nossas assistentes de sala possuem, dentro de todas as suas atribuições, no seio da sala, e o fortalecimento do projeto da nossa Educação Especial”
    REALIDADE: Dezenas de crianças autistas sem assistentes, sem professor de Educação Especial, sem Planejamento Individual… QUE SÃO DIREITOS DOS AUTISTAS.

    O município fere várias leis mas de acordo com essa matéria tá tudo lindo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *