Um raio X para definir metas para a educação de Marataízes
Em Marataízes o secretário de Educação está fazendo um raio X da Educação para planejar estratégias para 2016
Em pouco mais de 20 dias à frente da Secretaria de Educação de Marataízes, o advogado e administrador, ex-controlador da Prefeitura de Anchieta, Adson Nogueira conversou com a Reportagem e falou dos planos para o ano de 2016. Inicialmente Adson assegurou que está fazendo um levantamento da realidade educacional de Marataízes.
Um raio x onde ele está detectando as necessidades para traçar um plano de gestão com foco na qualidade da educação e da valorização do profissional. É muito trabalho, ele enfatiza. “Quanto às novidades nós estamos fazendo uma reformulação no Edital de reforma das escolas, readequação das linhas de ônibus, valorização de servidor, melhorando a infraestrutura das unidades escolares. Temos uma sequência de projetos novos e alguns que já estão em andamento. Precisamos de que todos os envolvidos estejam engajados para que esses projetos aconteçam”, ressaltou Adson.
As escolas de Marataízes precisam de uma reforma constante e, segundo ele, não existe nenhuma licitação ou edital que prevê isso, não há meios legais de se comprar uma lâmpada ou uma porta que precise ser trocada. Tem que ser feito uma licitação para todas as escolas e que seja de manutenção constante e cubra estes pequenos gastos durante o ano todo.
Os professores precisam de formação continuada, valorização e capacitação. O secretário já tem em pauta um grande seminário para este início de ano que já está em trâmites internos para ser realizado. As novidades a serem implantadas nas escolas estão sendo analisado pelos departamentos pedagógicos e tudo o que for feito terá que ser discutido no Conselho de Educação. “Estamos focando as prioridades que são as reformas das escolas, quadros novos, cadeiras novas, uniformes, merenda escolar, transporte. Depois da casa arrumada com tudo o que é essencial, vamos nos ater ao supérfluo”.
Kits
Todos os alunos de todas as escolas já receberam o kit de uniforme escolar, as merendas escolares foram verificadas pessoalmente pelo secretário no almoxarifado e não há nada vencido ou fora dos padrões. Quanto ao novo cardápio das escolas, já foi deflagrado um processo licitatório que vai contemplar a melhora da alimentação escolar.
O transporte escolar de Marataízes é feito em parte com frota própria, porém também são feitos vários logradouros com frota terceirizada. Os problemas são falta de motoristas para os novos veículos, por isso há linhas contratadas. “Está sendo feita uma licitação para que seja realizada a manutenção de alguns veículos municipais que se encontram parados por apresentarem alguns defeitos e esse problema será resolvido”.
Quanto a reformas de prédios escolares, “já encontrei vários procedimentos abertos para a realização dos mesmos. Temos um projeto de R$ 20 milhões para o CAIC que já está em via de licitação, entre outros menores. Temos a reforma e construção do NAGIB, Capinzal, Maria da Glória, Boa Vista do Sul, Zeni Mendes, Virgílio Rodrigues, Derlúcia, Lagoa Dantas, Professora Maria da Costa Machado, além do complexo do CAIC. Todos estão na Comissão Permanente de Licitação, aguardando alguns ajustes e alocação de salto para realizar o processo licitatório”.
Creches
A questão das creches, algumas estão em prédios próprios e outras em casas alugadas, cujos proprietários estão sendo acionados para que sejam feitas adequações rápidas e satisfatórias e os prédios próprios estão sendo reformados. O município não tem fila de espera para creches.
Transporte universitário
“Temos quinze linhas de transporte universitário com destino a Cachoeiro de Itapemirim, Guarapari e Campos, foram deferidas quase mil carteirinhas de alunos para a volta às aulas. Nosso grande desafio é a melhoria da infraestrutura e da qualidade do ensino da rede escolar do município, a valorização do profissional da educação e princi0palmente não deixar faltar nada”.
Outro grande problema são os ônibus novos que estão parados por falta de motoristas e a Prefeitura não pode fazer um DT, porque há um concurso em andamento para preencher estes cargos. “Temos uma questão administrativa que não podemos contratar porque a folha de pagamento já excedeu o limite permitido e entre estes entraves temos cerca de 8 ônibus novos parados. Está sendo feito um levantamento de servidores lotados na educação que estão em outras secretarias para que os mesmos sejam devolvidos ao setor e seja sanado este problema. Nos últimos dias estamos fazendo um balanço geral da situação das escolas e de todos os detalhes que envolvem a educação para que tudo seja adequado ao bom funcionamento da educação no município em um âmbito geral”, salientou o secretário de Educação de Marataízes.
Cadeiras e mesas também foram entregues ao Nagib Meleip
Na tarde desta quarta (3), o Prefeito de Marataízes, Jander Nunes Vidal entregou uniformes escolares para alunos da rede pública municipal de ensino. A entrega aconteceu no Gabinete e contou com a presença de diretores escolares, e alunos. Estão sendo distribuídos ao todo 14 mil camisas, 14 mil bermudas, 14 mil pares de meia, 7 mil jaquetas de frio, 7 mil pares de tênis, e ainda Kits de roupas para as crianças das creches. Um investimento de 900 mil reais.
Além disso, o Prefeito anunciou que a Escola Nagib Meleip, representada na ocasião pela diretora Roseme Barbosa, receberá carteiras e mesas para início do ano letivo. O termo foi assinado para que a Secretaria de Educação realize a entrega.