Unidos por uma causa, separados pelo destino

Figura1 Figura2 Figura3 unnamed (1)

Legenda: Esses quatro juntos moveram céus e terra para emancipar Marataízes.

 

O processo de Emancipação Política de Marataízes nasceu da vontade de um grupo político forte, que, hoje, se novamente estivesse unido elegeria um governador. É isso mesmo, o cabeça, mentor, Valci Ferreira, hoje, isolado em Presidente Kennedy, cuidando das fazendas. Ao lado dele, Ananias Franscico Vieira, primeiro prefeito eleito com o apoio dos amigos, Jander Vidal, Antônio Bittencourt e outros bravos guerreiros.

No “ringue” se comportaram como lutadores mesmo, pois quebraram os grilhões com Itapemirim e emanciparam Marataízes há 18 anos. Mas essa história é o reflexo de homens que sonhavam com uma cidade para além do verão.

Doutor Jander, que voltou ao Executivo depois de “apanhar” 27 meses, foi um dos que sonhou com o crescimento e desenvolvimento da cidade que ele escolheu há 43 anos para viver. Contou Jander que historicamente falando, o sul do estado começa na Barra de Itapemirim e o velho Trapiche é um dos responsáveis para receber e exportar alimentos e outros… É na Foz do Itapemirim, que nasce Itapemirim e lá, que Marataízes começa, na Barra.  “A gente oxigenava que Marataízes que os administradores não olhavam para Marataízes como deveriam, davam ênfase só no verão. Era um distrito praticamente abandonado pelas administrações anteriores, vimos a necessidade de emancipar para que se desenvolvesse satisfatoriamente. E foi o que aconteceu, depois da emancipação Marataízes teve um passo muito grande no desenvolvimento. Graças a Deus a coisa fluiu, Marataízes cresceu muito. Hoje nós temos uma arrecadação de royalties que auxilia muito no desenvolvimento e a cidade tem vida própria”, disse.

Vontade muito grande

Cenário conflitante desde o início da emancipação é a política de Marataízes. Embora todos do grupo estivessem com os remos na mesma embarcação em busca do mesmo “peixe”, a emancipação, atualmente, alguns se duelam. Jander garante que sempre foi e continua amigo de Ananias, Mas Toninho, embora seja respeitado por Jander já foi adversário político e ano que vem, devem se enfrentar novamente, em embarcações separadas, é claro, ou não, mas com mesmo foco, na busca pelo desejo de cuidar de Marataízes. “Existe certo respeito entre nós, eu e seu Ananias continuamos amigos até hoje, com Antônio Bittencourt, há uma relação de respeito, politicamente nós fomos adversários em campanha, com Valci nem tanto, ele se afastou e se isolou em Presidente Kennedy, mas é uma pessoa muito querida do ponto de vista político aqui”.

Toninho Bittencourt – PSDB, contou emocionado sobre este momento político da história. “Houve uma campanha política mesmo. O prefeito da época era contrário, era o Erivelto, conseguimos nos mobilizar e fomos para uma eleição, (plebiscito) não foi tão fácil. Foi uma luta bastante árdua e a gente tem uma satisfação imensa. Eu acho que Marataízes nesses 18 anos se desenvolveu bastante, apesar dos nossos problemas que tem havido aqui, a cidade em si é tão forte que cresceu independentemente dessas coisas. O setor privado aumentou muito, as lojas maiores, todas vieram para cá e supermercados bons. Nós temos hoje uma cidade bem estruturada e um comércio forte, mesmo com essa instabilidade política a cidade vem crescendo”, afirmou Bittencourt.

Jander Vidal que apanhou mais que bode na fila marcado para ser abatido,

 

18 DE SETEMBRO

 

O Decreto Legislativo – 004/1991, publicado no dia 18 de setembro de 1991, determinava a realização de consulta plebiscitária à população da região de Marataízes, pertencente então ao município de Itapemirim, para verificar a concordância da população com a criação do novo município, Marataízes, a ser desmembrado do Município de Itapemirim. Em 1996, realizou-se então o primeiro pleito do novo município, saindo vitorioso o senhor Ananias Francisco Vieira e seu vice, o Dr. Anis Nahssen, e juntamente com ele, os primeiros membros da Câmara Municipal de Marataízes. O município foi criado em 14 de janeiro de 1992, pela Lei Nº. 4.619 e instalado em 10 de janeiro de 1997, desmembrando-se de Itapemirim. Mas a emancipação só foi publicada em 16 de outubro.

 

Iate e a grande festa

 

No primeiro dia do mês de janeiro de 1997, no Iate Clube de Marataízes, perante o M.M. Juiz, Dr. Roque Gelson Rodrigues, juiz eleitoral da 22ª zona do Espírito Santo, foi realizada a solenidade de posse do primeiro prefeito de Marataízes e de seu vice, bem como os primeiros vereadores.

 

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *