Vinil 80`s estreia neste sábado (27) com o melhor dos anos 80 só em vinil, em Vitória/ES
De Titãs a The Smiths, com boas doses de Legião Urbana, New Order, Paralamas do Sucesso, The Cure, mais uma tonelada de hits inesquecíveis e aqueles lados B que todo mundo adora: a estreia da Vinil 80`s que rola neste sábado (27) na Nebulosa Cervejaria, em Bento Ferreira (Vitória/ES), a partir das 17h, vai aquecer corações neste inverno com o melhor do que a década de 1980 exclusivamente em vinil. Os DJs Vinilcius Andrade e Kalunga, ambos com 48 anos, prometem fazer todo mundo cantar junto do início ao fim com autênticas pérolas de seus acervos pessoais. Tudo isso no ambiente super agradável da Nebulosa, em meio a grandes árvores e cadeiras de praia. O evento conta com apoio da Substance Party e do perfil Discólatras que, com mais de 20 mil seguidores, promove a cultura do colecionismo de mídia física (vinil, CD, livros, K7) Brasil afora. Couvert colaborativo: R$ 10,00.
Vídeo de apresentação da Vinil 80`s
“O vinil é parte importantíssima na história de todo mundo que curte música. Nós, da Nebulosa Cervejaria, estamos muito felizes por apoiarmos a primeira edição da Vinil 80`s que, havendo um feedback legal da galera, iremos fazer outras edições com certeza!“, destaca Marlon Sarcinelli, sócio da Nebulosa. “E nós vamos tocar corações com o nosso repertório, pois eu e Vinilcius somos crias da década de 1980 e sabemos que as gerações atuais amam a sonoridade dos anos 80“, completa Kalunga.
Para quem curte o rock nacional 80`s, o chamado BRock, Vinilcius Andrade vai chegar com os dois pés na porta! “Meu set vai dos clássicos eternos do BRock, de Paralamas, Titãs, Legião, Barão e Engenheiros, às bandas e artistas mais lado B e as chamadas “one hit wonder”, como Replicantes, Uns e Outros, Hojerizah, Picassos Falsos Dr. Silvana e muito mais“, destaca Vinilcius.
Já Kalunga vai focar no som internacional dos anos 80, com muito The Cure, New Order, Pet Shop Boys, Madonna, The Smiths, The Cult, Tears for Fears, dentre muitos outros, “sempre priorizando a pegada dançante, pois a gente quer que a galera transforme a Nebulosa numa pista de dança“, ressalta Kalunga.
Discólatras: 20 mil seguidores em prol da cultura do colecionismo musical
Perfil Discólatras (Instagram)
Vídeos de colaboradores do Discólatras
Vale destacar que Vinilcius e Kalunga comandam o perfil Discólatras, no Instagram, criado no final de 2020, para postarem sobre discos de suas coleções pessoais, mas fundamentalmente aberto para colaborações de todo o país. Desde novembro de 2020, foram mais de 1400 postagens com colaboradores de todo o país contando sobre discos que marcaram suas vidas, além de participações de peso como Arnaldo Baptista (Os Mutantes), Therence Machado (apresentador do programa Alto Falante, da TV Minas) e Rodrigo Santos (Barão Vermelho). O sucesso do perfil foi tão imediato que, poucos meses depois, o Discólatras virou web série com o patrocínio da Lei Aldir Blanc, criada para auxiliar produtores culturais durante a pandemia.
“O termo “Discólatras” eu usava em tom de brincadeira, como se fosse um viciado, mas de um vício do bem, em discos, em música“, explica Vinilcius Andrade. “E se transformou na ideia da página de Instagram em parceria com o amigo Fábio “Kalunga” Martins. Começamos no finalzinho de 2020, com textos nossos, e a galera que nos acompanhava começou a participar, contando histórias relacionadas aos discos, cada caso mais legal que o outro. Hoje, quase 4 anos depois, alcançamos a marca de mais 20 mil seguidores. Temos, ainda, um canal no YouTube com vários episódios da Web serie Discólatras, gravados com a galera ligada aos discos daqui e de outros estados“, completa o “discólatra”.
Paixão pela música
Em tempos de streaming, colecionar discos pode soar como loucura, mas Kalunga destaca um ponto importante nesta jornada. “Quando começamos o Discólatras, constatamos que uma boa parte dos colaboradores era de pessoas que não eram nascidas quando o vinil dominava o mercado. Acho isso fantástico pois, como resultado, o vinil – e até a fita k7 – voltou de maneira avassaladora nos últimos 5 ou 7 anos, contrariando a lógica de que se tem música de graça (streaming), ninguém mais vai comprar disco“, reflete Kalunga. “É legal quando estamos tocando porque as pessoas querem ver o disco, abrir o encarte, é algo que fascina dos mais jovens aos mais veteranos na música. Ser um “discólatra” atualmente não é fácil, pois os discos custam caro, mas o prazer com um novo disco na coleção é algo que não tem preço“, completa Kalunga.
A Vinil 80`s, portanto, será um evento feito por e para quem tem paixão pela música, uma ocasião para ouvir e falar sobre discos. “Minha fixação por discos começou quando eu ainda era bem pequeno, com os discos da minha mãe, de Secos & Molhados, Chico e Caetano, Raul Seixas… depois vieram os discos infantis, mas ainda bem criança tive contato com o Rock através do Rádio Pirata ao Vivo, do RPM, meu primeiro disco de “música adulta”. Daí pra frente foi como um vício. O Rock Nacional passou a fazer parte da minha vida, o que se reflete no set BRock que faço atualmente nas minhas discotecagens“, destaca Vinilcius Andrade, que juntou a palavra “vinil” com seu nome “Vinicius” para se apresentar como Vinilcius Andrade.
Serviço:
Vinil 80`s
Data: 27 de julho de 2024
Horário: 17h às 22h
Couvert R$ 10,00
Local: Nebulosa Cervejaria – Rua Chafic Murad, 208, Bento Ferreira – Vitória/ES
DJs: Vinilcius Andrade e Kalunga, com repertório nacional e internacional anos 80 exclusivamente em vinil
Realização: Discólatras e Substance Party
Classificação: livre