Visibilidade trans, 29 de Janeiro
O Dia da Visibilidade Trans, celebrado em 29 de janeiro, não é apenas uma marca no calendário, mas sim um lembrete poderoso da rica tapeçaria de identidades no Brasil e no mundo.
O Instituto de Fortalecimento, Empoderamento da População Negra do Espírito Santo + Diversidade (FEPNES+ D), promove o reconhecimento e amplifica as vozes de corpos marginalizados e silenciados, reafirma a existência individual e o direito de ser respeitado
Este é um chamado para relembramos as histórias de resistência e resiliência da comunidade transgênero, que enfrenta diariamente o peso da discriminação, violência e falta de acesso a direitos básicos. É um momento para honrar aqueles que têm coragem de viver autenticamente, apesar das adversidades que enfrentam, sabemos que ainda há muito trabalho a ser feito para garantir que todas as pessoas trans tenham acesso a oportunidades educacionais, cuidados de saúde adequados e proteções legais contra a discriminação.
O FEPNES + D tem o compromisso de criar ambientes seguros e inclusivos para as pessoas transgênero, onde elas possam florescer livremente, sem medo de represálias ou julgamentos, “isso requer uma mudança fundamental em nossa cultura e mentalidade coletiva, alinhados a políticas e legislações afirmativas e justiça social em todas as suas formas. Devemos nos unir como aliados, levantar nossas vozes em solidariedade e trabalhar juntos para construir um mundo onde todas as pessoas, independentemente de sua identidade de gênero, sejam valorizadas, respeitadas e celebradas por quem são. Hoje e sempre ergamos a bandeira da visibilidade trans com orgulho, determinação e esperança.
Texto: Luciana de Souza – Fundadora do Fepnes