Vitória/ES sedia 1º Congresso Capixaba de Cidades Digitais e Inteligentes

Principal encontro estadual de tecnologia para Prefeituras reunirá prefeitos, gestores e servidores para debater tecnologias para desenvolver municípios; Inscrições para Projeto Inovador 2024 no ES terminam no dia 29 de maio

Pela primeira vez, o Espírito Santo terá um Congresso Estadual para debater o desenvolvimento dos municípios através da tecnologia e inovação. Nos dias 26 e 27 de junho, Vitória receberá prefeitos, gestores e servidores de todo o Estado para tratar sobre transformação digital como vetor para melhoria da qualidade de vida dos cidadãos.

A capital sedia o 1º Congresso Capixaba de Cidades Digitais e Inteligentes, principal encontro de tecnologia para Prefeituras, promovido pela Rede Cidade Digital (RCD) em parceria com a Prefeitura de Vitória, por meio da Companhia de Desenvolvimento, Turismo e Inovação de Vitória (CDTIV).

“O momento exige, cada vez, o uso estratégico da tecnologia em todos os setores, que impacte em uma melhor oferta dos serviços públicos. A proposta do Congresso é facilitar o acesso das Prefeituras a informações e a diversas soluções inovadoras disponíveis”, afirma o diretor da RCD, José Marinho.

As inscrições estão abertas e são gratuitas para servidores públicos, universidades, entidades e vereadores e devem ser feitas pelo https://www.sympla.com.br/rcd.

O prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, ressalta que Vitória é reconhecida como uma das cidades mais inovadoras do Brasil, conquistando o segundo lugar no Ranking 100 Open Startups, um prêmio altamente conceituado no cenário de inovação da América Latina. “Disponibilizamos uma ferramenta inovadora chamada VitoriaOnline, que inclui uma inteligência artificial chamada Vivi. Os usuários desse aplicativo podem interagir com a Vivi para obter informações sobre uma mpla gama de serviços disponíveis no aplicativo ou em outros canais da prefeitura. Nossos semáforos se comunicam em tempo real com a Central e também usamos tecnologia avançada para atuação da Guarda Municipal. Usamos drones especiais com visão térmica para identificar criadouros de mosquitos em locais de difícil acesso, contribuindo para o combate ao mosquito Aedes aegypt, enquanto nossos estudantes contam com tablets, facilitando o processo de ensino. São várias as ferramentas que tornam a nossa cidade cada vez mais inteligente e moderna, daí a importância de um evento de tamanho porte como esse aqui”, destacou Lorenzo Pazolini.

Para o diretor-presidente da CDTIV, Marcus Gregório, a realização do evento destaca o papel crucial da cidade na promoção de soluções inteligentes para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos. “Este evento reforça nosso compromisso com a modernização urbana, a eficiência dos serviços públicos e a sustentabilidade ambiental. Reunindo especialistas, gestores públicos e inovadores, temos uma oportunidade única de compartilhar experiências e debater iniciativas transformadoras. A escolha de Vitória reconhece sua importância e potencial para liderar a transformação digital no estado”, ressalta.

A diretora de Inovação da CDTIV, Bárbara Ohanna, também destacou a importância do Congresso para se discutir soluções tecnológicas que visam transformar as cidades em ambientes mais conectados, eficientes e sustentáveis. “Nosso objetivo é fomentar a troca de experiências e conhecimentos, impulsionando o desenvolvimento de políticas e iniciativas que melhorem a qualidade de vida dos cidadãos capixabas. Contamos com a participação de todos para juntos construirmos um futuro mais inteligente e inovador”, frisou.

Prefeitos Inovadores – Durante o Congresso, a Rede Cidade Digital também realiza a entrega do título de Prefeito Inovador 2024. Para a seleção e o reconhecimento, são considerados diversos fatores, entre eles a utilização da tecnologia de forma estratégica na gestão pública, como forma de melhorar a prestação de serviços e qualidade de vida do munícipe, e o impacto positivo no desenvolvimento das cidades.

Além de políticas públicas e modelos implantados nos municípios, uma feira de soluções tecnológicas também acontece paralela à programação do Congresso. Os gestores municipais terão acesso às tecnologias desenvolvidas pela NoPaper, UpCities, IGTECH, Sistema Traz Valor, Binär Tech, Portal de Compras Públicas, Tech System e Portal Fácil.

Municípios podem se inscrever para Projeto Inovador 2024
Os municípios do Espírito Santo que contam com iniciativas tecnológicas em andamento têm até o dia 29 de maio para se inscreverem para o Projeto Inovador 2024, título que será entregue durante o 1º Congresso Capixaba de Cidades Digitais e Inteligentes. Para validação, o projeto deve estar em vigor, executado e planejado pela prefeitura, com apresentação de indicadores e resultados mensuráveis. 

Serviço:

1º Congresso Capixaba de Cidades Digitais e Inteligentes
26 e 27 de Junho

Local: SESI Jardim da Penha (Rua Tupinambás, 240 Jardim da Penha) – Vitória

Inscrições gratuitas para servidores públicos, universidades e entidades: http://sympla.com.br/rcd

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *