Workshop da Fapes apresenta marketing digital aos empreendedores do Centelha
A Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat), deu continuidade, na quinta-feira (27), a série de cinco workshops de acompanhamento do Programa Centelha. O evento nacional, em formato virtual, abordou o tema “Marketing Digital”, com as capacitações realizadas pelo Parque Tecnológico do Mato Grosso e contou com a participação de 71 empreendedores contemplados pelo Programa.
No Espírito Santo, o Programa Centelha é executado pela Fapes e alcançou um recorde nacional logo no primeiro edital em 2019 ao receber 3.556 propostas. O programa tem o objetivo de estimular a criação de empreendimentos inovadores e disseminar a cultura empreendedora no Espírito Santo, oferecendo capacitações, recursos financeiros e suporte para transformar ideias em negócios de sucesso.
A coordenadora do Programa Centelha no Espírito Santo, Ana Ivone Salomon Marques, destacou que o ponto central do Centelha é ofertar aos empreendedores capacitação na área de gestão do negócio e procurar garantir a sobrevivência das empresas nos próximos anos. “Deixar um importante legado de empresas robustas que enfrentem o mercado com melhor preparo é o nosso grande desafio.”
Na mesma linha do desafio de estruturar uma empresa sólida a coordenadora do projeto selecionado pelo Centelha-ES, Solver Up – Soluções em Gestão, Isabel Cristina Sampaio, ressaltou a missão que terá com as ferramentas de marketing digital para impulsionar o seu negócio: “o programa foi muito prático e interativo, com dicas valiosas sobre como atuar nos três pilares fundamentais que precisamos estruturar para nosso negócio e saber usar bem: Redes Sociais, Motores de Busca (Google), Website/Loja virtual. Saímos do evento sabendo o desafio de ter uma comunicação alinhada à personas do nosso negócio.”
A importância e a qualidade do workshop foram enaltecidas pelos participantes e as expressões da Arquiteta, Urbanista e proprietária da empresa Klumie, Janine Gomes da Silva, retrataram o nível do evento: “superou as minhas expectativas, auxiliando no desenvolvimento de plano estratégico a partir de ações bem pontuais e assertivas. O programa centelha nos impulsiona a crescer cada vez mais, fundamentando e consolidando as nossas oportunidades.”
O quarto workshop acontece no dia 24 de junho com o tema “Sustentabilidade – Práticas dos ODS” e o último encontro está previsto para o dia 29 de julho com a discussão voltada aos “Aspectos Jurídicos”.
O Programa Centelha é uma iniciativa é do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e operada pela Fundação CERTI.
Texto: Jair Oliveira