20 Mulheres da Prata produzem delícias

Na bucólica comunidade de Córrego da Prata, Anchieta, a Associação Mulheres da Prata Agroindústria foi criada em 1999 após um curso ofertado pelo Incaper que as capacitou para trabalhar com produtos originados da terra e produzidos pelas próprias famílias.

A agricultora Joana das Neves Zuqui Salaroli, 59 anos, uma das associadas ressaltou que foram envolvidas cinco comunidades próximas do interior de Córrego da Prata, ocasião em que foi formado um grupo que se preparou para fomentar a agroindústria.

São 20 mulheres associadas que inicialmente começaram de forma bem, o dinheiro obtido com a venda dos produtos produzidos por elas paga os custos e os lucros são divididos entre elas. Atualmente os pagamentos são feitos através de horas trabalhadas. “Em tempos de crise e seca no interior, a Associação acrescenta na renda familiar. Sou uma das associadas e trabalho na produção que aumenta ou diminui de acordo com a produção e venda”, disse Joana.

As mulheres produzem diversos produtos: licores, pães, bolos de vários sabores e biscoitos deliciosos em diversas receitas, todo tipo de roscas temperada e amanteigada, doces pastosos e cristalizados que são vendidos na Feira do Agricultor de Anchieta e Guarapari, de porta em porta em Iriri, Anchieta, Iconha e Piúma. Todos os produtos beneficiados são fornecidos pelos agricultores da região, desde o aipim, mamão, leite, frutas, tudo vem da roça. “A cozinha da Associação foi ampliada com o apoio da Prefeitura e todo o trabalho da agroindústria permite que as pessoas se mantenham no campo e tenham uma vida digna, nossos jovens podem estudar e trabalhar aqui mesmo na roça e construir suas famílias com qualidade. Nós da terceira idade também temos a chance de conseguir uma aposentadoria através da agricultura e ter uma renda nos dias de velhice”, enfatizou orgulhosa.

Todas as mulheres mais velhas que integram a Associação são agricultoras, acostumadas a pegar no cabo da enxada e fazem parte do sindicato rural. O forte da produção ainda é o café e a banana, mas de uns tempos para cá, a agricultura vem sendo diversificada. Existe uma lei que dispõe que, 30% da merenda escolar precisa ser advinda da Agricultura Familiar, o que vêm incentivando os produtores a diversificar suas culturas para vender os seus produtos para o município. Para comprar os produtos, basta ligar para o telefone fixo 28 35366417.

Compartilhe nas redes sociais

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *