300 redes apreendidas em operação em Marataízes

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e a Polícia Militar Ambiental realizaram na manhã desta sexta-feira (20) a “Operação Piracema”, uma ação integrada e repressiva onde foram retiradas todas as redes que estão a menos de mil metros da Foz do Rio Itapemirim, o que é ilegal durante o Defeso do Robalo e da Tainha já que esse e outros apetrechos impedem o aceso dessas espécies ao rio, onde elas se reproduzem neste período chamado de “Piracema”. Outro fator que influenciou nessa ação foi elevado número de registros de morte de tartarugas provocadas por rede de pesca.

A operação contou com o apoio da Secretaria de Defesa Social e Segurança Patrimonial com a disponibilização de equipes da Guarda Municipal e do Salvamar, e também da Secretaria de Obras e da Defesa Civil Municipal. O Secretário de Meio Ambiente de Marataízes Diego Libardi enfatizou que a operação não foi punitiva e sim de conscientização. “Primeiro fizemos uma reunião com a Polícia Ambiental e os pescadores para conscientizar a população dessa localidade. Na reunião determinamos a retirada dos apetrechos principalmente das redes” frisou o Secretário afirmando que não foram aplicadas multas, apenas realizadas apreensões dos materiais.

Durante a operação foram recolhidas 7 redes de pesca, o que totaliza 550 metros de rede. Representando a Polícia Militar Ambiental o Sargento Quintas salientou que essas redes armadas de forma ilegal matam tartarugas, e não permitem que os peixes sigam para o rio, por isso é muito importante esse tipo de fiscalização. “Só foi apreendido material, ninguém foi flagrado pescando. Caso isso tivesse acontecido o pescador seria conduzido em flagrante e teria que responder pelo crime ambiental” enfatizou o Sargento Quintas da Polícia Militar Ambiental.

O material apreendido foi apresentado na delegacia onde foi confeccionado um boletim de ocorrência. Quem presenciar rede armada que esteja fora do que é permitido deve entrar em contato com a Secretaria de Meio Ambiente pelo telefone (28) 99921-1347 ou com a Polícia Ambiental: (28) 3521- 3358.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *