Açougues e supermercados com alvará em dia em Piúma

Os estabelecimentos que comercializam carne em Piúma estão em dia com os alvarás sanitários, garante coordenador da Vigilância Sanitária

 

Depois da Operação da Polícia Federal “Carne Fraca” em que diversos frigoríficos no Brasil tiveram suspensas suas atividades por conta de irregularidades encontradas, a Reportagem procurou a Vigilância Sanitária Municipal, em Piúma para saber como andam os alvarás sanitários dos estabelecimentos que comercializam carnes e embutidos. Após conversar com o coordenador Leandro Oliveira de Souza, a Reportagem visitou alguns estabelecimentos comerciais na cidade para verificar se os mesmos seguem as orientações estabelecidas pela Vigilância.

De acordo com Leandro, os açougues no município estão em dia com os alvarás sanitários, bem como, os supermercados, além da vistoria anual também verificam denúncias. “Além da vistoria anual que é um trabalho de rotina, temos também os alertas federais ou da ANVISA, sobre algum problema de nível federal, e nós não recebemos esse aviso ainda, por isso, não podemos tirar nenhum produto da prateleira. Todos os açougues de Piúma têm alvará. Caso haja denúncia, nós vamos à mesma hora apurar”.

 

Lanchonetes

 O coordenador da Vigilância Sanitária em Piúma, Leandro Oliveira disse que os açougues e supermercados estão em dia com os alvarás sanitários.

Ao ser questionado sobre lanchonetes que trabalham com presunto, apresuntado, carne de hambúrguer, salsichas e outros, se as mesmas passam por fiscalização, uma vez que manipulam produtos que podem oferecer riscos, o coordenador assegurou que em Piúma esse trabalho não era realizado.  “Nunca fiscalizamos lanchonetes que trabalham com embutidos, vamos começar a fazer isso esse ano, vamos trabalhar da mesma forma que trabalhamos com padarias. Terão que ter alvará e atenderemos a denúncias”.

Nas peixarias também são feitas a fiscalização. “Estamos trabalhando para obter o selo de inspeção municipal (Setor responsável pela fiscalização é a secretaria de Agricultura), a Vigilância fiscaliza e a Agricultura que restitui o selo”.

Segundo o coordenador da Vigilância, muitos produtos não podem ser comercializados da forma que alguns estabelecimentos ainda insistem. Se a Vigilância flagrar é emitido uma notificação e o produto é retirado na mesma hora. Citou o caso da salsicha a granel, comercializada no balcão frigorífico, o consumidor pode pedir ao funcionário para abrir um pacote, conferindo a validade. “Na verdade nenhum produto fechado em pacote pode ser aberto”.

Leandro aproveitou a visita do jornal e passou o telefone para denúncias, caso o consumidor encontre produtos com validade vencida nas prateiras ou desconfie de um determinado aspecto, 28-35205180.

 

 

Estabelecimentos visitados em dia

O empresário Cláudio disse que sempre se preocupou com a qualidade dos produtos e com a satisfação do cliente

A Reportagem esteve no Supermercado Mult Show, em Piúma, visitou o açougue, além de observar os freezeres onde são congelados os embutidos. Observou a preocupação com a conservação dos alimentos, bem como, com as normas estabelecidas de segurança alimentar pela ANVISA. Tudo no controle. A linguiça a granel a venda com a sacola exibindo a data de validade, além da higiene do local. Esteve também no Açougue Piúcarnes, na Avenida Beira Rio, ambos seguindo a risca as orientações da Vigilância e com os alvarás em dia.

O empresário Cláudio Nogueira conversou com a Reportagem sobre o assunto e disse que a preocupação é constante. “Nós treinamos os funcionários sempre, de seis em seis meses de como devem agir com os consumidores, como atender, como manusear os produtos, como manter a temperatura correta para que não tenhamos problemas com a Vigilância e muito menos com o freguês, que a gente quer servir sempre bem”, comentou.

Exibir a sacola com a data de validade do produto é uma exigência da Vigilância e Cláudio disse que às vezes nem fica bonito no balcão, mas é colocado para que o freguês veja que não há nenhuma intenção de lesa-lo. “Nossas mercadorias estão sempre obedecendo ao prazo de validade, se tiver alguma vencida é retirada no mesmo momento em que é vista. A inspeção é diária”. E continua o empresário, “é importante oferecer produtos de qualidade, até mesmo nas promoções, a nossa terça verde é um sucesso por isso, não colocamos produtos inferiores, para termos crédito com o freguês”.

O proprietário do Açougue Piúcarnes, Max Janauê também recebeu a Reportagem e fez questão de mostrar o açougue, como manipula com as carnes e embutidos. Max comentou que a carne comercializada no seu estabelecimento é sempre fresca e a procedência é segura. Trabalhando há 17 anos na área, Max já foi gerente da parte frigorífica de grande supermercado em Cachoeiro de Itapemirim e conhece todas as normas da Vigilância. Há pouco mais de um ano em Piúma, ele disse que uma das características do açougue é vender produtos sempre frescos. “Temos o alvará de funcionamento expedido pela Vigilância Sanitária e sempre nos atentamos para seguir as orientações. Servir bem ao nosso cliente é nosso dever. De maneira nenhuma eu vou deixar de ganhar novos clientes perdendo de investir na qualidade dos nossos produtos”, frisou Janauê.

 

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *