Publicidade

Alunos do Ifes Campus Piúma pararam ontem

 

Um grupo de alunos do Ifes, Piúma, nesta segunda-feira, 25 aderiram ao movimento nacional dos estudantes contra a Proposta de Emenda Constitucional 241.

Depois de se reunirem no pátio do Instituto Federal do Espírito Santo, eles seguiram em passeata pelas ruas. Pararam em frente ao Fórum, cantaram o hino nacional e seguiram a tarde a capital do Estado e se juntaram a outros estudantes capixabas.

O secretário geral do Grêmio Nelson Reis, Mateus Rodrigues explicou que os estudantes estavam fazendo uma Movimentação/Paralização no Campus Piúma contra a PEC 241 e a MP746 que limitam os investimentos na educação e saúde. “Estamos fazendo a movimentação com os alunos, alguns servidores estão nos apoiando. Essa paralisação/ocupação abrangeu só o matutino. É o movimento nacional. Os deputados não podem votar uma proposta de emenda constitucional sem nos ouvir, esse congelamento dos investimentos vai nos prejudicar. É importante barrar no congresso porque 20 anos sem investimentos representa um retrocesso muito grande”, disse Mateus.

Ifes 2 Ifes 3 Ifes 4 Ifes 5 Ifes 6 Ifes 8 Ifes 9 Ifes 10 Ifes 11 Ifes 12 Ifes

PEC 241
A PEC 241 estabelece que as despesas da União (Executivo, Legislativo e Judiciário) só poderão crescer conforme a inflação do ano anterior.

Pela proposta, a regra valerá pelos próximos 20 anos, mas, a partir do décimo, o presidente da República poderá enviar propor uma nova base de cálculo ao Congresso.

Inicialmente, os investimentos em saúde e educação deveriam obedecer o limite estabelecido pela PEC, mas, diante da repercussão negativa e da pressão de parlamentares da base aliada, o Palácio do Planalto decidiu que essas duas áreas só serão incluídas no teto a partir de 2018.

 

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade