ANDRÉ CICILIOTI – de Iriri para o mundo

Ex-aluno da ‪‎Gastronomia Universidade de Vila Velha – UVV se destaca e sua equipe ganha prêmio Michelin de Gastronomia

 

 André Cicilioti Guerra, esse é o nome na gastronomia capixaba. Natural do balneário de Iriri, em Anchieta/ES, nasceu envolvido com os negócios da família, proprietária de um restaurante na praia da Costa Azul, em Iriri.

Antes de cursar Gastronomia aqui na UVV-ES, ele tomava conta de um Açaiteria, ao lado do restaurante do pai, onde ele conciliava o trabalho ao curso de Direito.

Entretanto, André não estava satisfeito por completo e percebia que não era bem o que ele queria como profissão. Influenciado pelos negócios da família e estimulado principalmente pelo Festival de Frutos do Mar de Iriri – que ocorre na cidade natal todos os anos, organizado e apresentado pelos chefs Gilson Surrage (Iriri) e Alessandro Eller (UVV-ES) -, André largou o curso de Direito e veio estudar aqui na Gastronomia da UVV.

No decorrer do curso, André tinha certeza do que queria! Mudou-se para Vitória e com o apoio dos professores da Gastronomia UVV, foi estagiar no Restaurante Universitário da UVV-ES por seis meses, onde teve a primeira oportunidade de entrar em uma cozinha de restaurante e desenvolver as suas habilidades. Sentiu-se ainda mais familiarizado com a profissão. “Foi o primeiro contato direto que eu tive com a cozinha, porque até então, sempre fiquei responsável pela parte de atendimento ao público no restaurante do meu pai”, relatou André.

Depois dessa experiência inicial e diante do bom desenvolvimento em sala de aula, o “pequeno padawan” foi convidado pelo chef e professor Paulo Gaudio (La Cave/UVV-ES), para trabalhar em seu restaurante, em Vitória, onde teve uma experiência diferenciada e “mais apurada”. “Fase muito boa aquela! Eu me sentia encantado em trabalhar na cozinha. Mas ainda assim eu não me sentia satisfeito. Sabia que poderia mais. Sabia que podia aprender novas técnicas e conhecer outros sabores e aromas”, disse.

Foi então que em uma aula do chef Alessandro Eller, no último período da faculdade, ele ouviu relatos do professor, de uma experiência em que ele teve enquanto estudava, no hotel mais famoso do Brasil, o “Copacabana Palace”.

“Aquilo ficou na minha cabeça. Fiquei imaginando como seria trabalhar lá. Decidi então dar um novo passo na minha carreira. Um passo no escuro. Larguei tudo, coloquei uma mochila nas costas e vim para o Rio de Janeiro de carona! Isso mesmo, de carona em um caminhão! Chegando ao Rio, espalhei currículo de porta em porta pela cidade inteira, principalmente nos grandes restaurantes. Coincidência ou não, o primeiro lugar que me chamou para fazer uma entrevista foi o hoje chamado “Belmond Copacabana Palace”. Foi um sonho! Entrei como auxiliar de cozinha e hoje sou cozinheiro do restaurante “Mee”, um Pan-asiático super sofisticado, que também está localizado no “Copacabana Palace” e que está ganhando todos os prêmios das melhores revistas do Rio de Janeiro, considerado um dos melhores asiáticos do Brasil, estampando muitas revistas pelo mundo, além de possuir 1 estrela do prêmio Michelin. Por enquanto, no Brasil, só o Atala no DOM, possui 2 estrelas Michelin. O Chef Kazuo Harada, no qual trabalho, é um dos mais talentosos chefs dessa nova geração. Foi um grande desafio! Não conhecia quase nada sobre a gastronomia asiática”, comentou.

“Constantemente recebemos a visita de grandes personalidades nacionais e internacionais como, Mick Jagger, Jhonny Deep, Adriane Galisteu, Fabio Porchat, Samuel da banda Skank, etc. Também tive o enorme prazer de cozinhar para chefs renomados na gastronomia brasileira, como Felipe Bronze, Roberta Sudbrack, Rafa Costa e Silva, Rafael Mocotó, Claude Troisgros, entre outros.”

Com sorriso no rosto e os olhos brilhando de alegria, André termina nossa conversa mandando uma mensagem a todos: “A experiência está sendo muito gratificante. Conheci um mundo novo de sabores e técnicas. Uma cultura muito rica! Estou muito feliz aqui! Porém, não é muito fácil ficar longe da família, né? As vezes sinto saudade e constantemente estou indo ao Espírito Santo visitar minha terrinha, o Balneário de Iriri. Um dos meus objetivos ao sair de casa foi aprender ao máximo durante esse período e depois implantar meu conhecimento na cidade onde nasci e tenho um amor incondicional. Meu sonho é levar o nome de Iriri como referência na gastronomia capixaba e, quem sabe, da gastronomia brasileira. Sou muito grato a todos que me ajudaram nessa minha formação profissional e pessoal. A gastronomia mudou a minha vida! Ganhei muito mais que só um ofício, ganhei um amor! Tenho muito a agradecer aos meus professores e quem esteve comigo. O curso de Gastronomia da UVV teve um peso enorme na minha vida e no mercado de trabalho onde fui atrás de emprego e isso faz toda a diferença!”

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *