CIDADE DAS CONCHAS: abençoada por Deus e bonita por natureza!

Cidade das Conchas – O apelido carregado de afeto e doçura também revela um amor enorme que pessoas de todas as partes do Brasil possuem pela majestosa Piúma. E Deus foi generoso quando fez nossa pequena notável. Não satisfeito com tanta beleza, plantou ali, bem de frente pra ela, o majestoso Monte Aghá, que na língua indígena quer dizer: “ Monte de Ver Deus”.

E com uma concepção tão linda, Piúma só poderia gerar filhos tão maravilhosos! Tornou-se lugar de gente simpática, alegre, muito hospitaleira. Tem até língua própria: “toxo/too/ô perto”, e com figuras caricatas em emblemáticas que só marcou e marca por aqui: Marisia/Zé da Palma/Peruja/Moqueca/Mariquinha/Pacal/Pardal/Lotinho/Maíca/Seu Beijo/Berola e tantos outros.

E os bairros? Tudo a ver com a história do lugar: Limão, Tamarindo, Dotrolado (hoje, Niterói), Acaiaca e Monte Aghá. E com ruas de nomes tão peculiares quanto: Toco, Pau Grande, a Praia de nome exótico…

Conhecidíssima pela badalação no verão, Piúma sempre lota seus 9 quilômetros de orla com pessoas de todas as idades e partes do mundo. Famílias inteiras buscam a segurança e tranquilidade do local enquanto jovens

farejam micaretas e gente bonita atrás dos trios elétricos e nos inúmeros barzinhos, quiosques, restaurantes e casas noturnas, espalhados pelo município, cuja estrutura comercial não deixa a desejar. Há supermercados, padarias, hotéis e farmácias espalhadas por todos os bairros.

Esse ano, com a crise da segurança no Estado, a programação oficial do Carnaval foi cancelada. Mas Piúma continua sendo Piúma! Para quem busca a mesma tranquilidade das águas calmas e o bucolismo que citamos acima é o local ideal. É nessa tranquilidade que o turista poderá degustar uma variedade gastronômica de primeira linha, passeios culturais e ecológicos e mais uma infinidade de atrativos.

Os amantes da natureza podem curtir as águas mornas e rasas do Acaiaca e Corujão, a tranquilidade do Vale do Orobó e até mesmo a nostalgia do mar indo embora ao final da tarde.

Nos bairros, o bate papo com os turistas, a troca da prosa no fim do dia, o sagrado dominó nos bares e botecos, onde o carteado é rei. E quem não conhece a Roda dos Malandros, lá no Cais do Porto?  As senhoras sentadas nas calçadas, seja limpando mariscos, seja fazendo artesanato de conchas.

Restaurantes

legusta-50

A cidade possui muitos restaurantes de calibre alto. Na Orla, a começar pelo Onda de Peixe, onde a moqueca e a casquinha de siri fazem do cardápio uma celebridade. Piúma Palace com a sua tradicional culinária árabe, Restaurante ‘do Cavalo’, o da Bete, o D’ Ângelis, o Didil, o delicioso Ancoradouro, a Ilha no Vale do Orobó, o Verdes Mares, Dona Norma, Arrastão, Veleiros, são tantos, com tantos cardápios e preços que o turista se perde no meio de tanto cheiros e gostos.

Bares

bar-do-jonas

Os bares são muito bacanas e pizzarias excelentes.  Como não se lembrar do Le gusta, dos Gonzagas, do Bar do Jonas, da La tomatina, do Sítio do Zé Tose, Altas Horas; das sorveterias cheias de adolescentes, crianças e casais de namorados. Só para se ter uma ideia, existem bares que são como a varanda da casa da gente, onde os amigos se reúnem e atendem com maestria, servindo tira-gostos e caldos com temperos caseiros.

Ah, a almôndega do Mineiro, com a costela de porco e chouriço, os caldos do Júlio, o torresmo Roberto, do Campin a porções de fritas com filé, Robson, do Saborear, as moquecas feitas na hora, o feijão amigo do Bagre, O peroá do Tanibe.

Quiosques

quiosque-do-rudinei

E os quiosques que servem os clientes na areia da praia?! Tem uns que nem taxa de 10% cobram. O da Loira está de pé ha muitas décadas, do Rudnei no Jardim Maily já é point. O Netinho, com uma nova roupagem; o Lua de Cristal, o da Milena, seu Colibri, Mar e Bar, com porções e preços que valem a pena. O Sabor de Minas, de Carlinhos; o Monte Aghá com o melhor frango a passarinho; O Corujão… São mais de 40 estabelecimentos.

Além de bares, restaurantes, pizzarias, quiosques; excelentes padarias, verdurões, peixarias, igrejas, templos de adoração para fiéis que queiram elevar o pensamento a Deus. Tem de tudo em Piúma, bem pertinho, o Poca Aghá, que não nos pertence, mas há quem queira frequentar. Campings, casa de Show da melhor qualidade, um comércio super estruturado, lojas finas e perfumarias. Tem pamonha, doces, picolé e o melhor sorvete do país. Aliás, é aqui que se tem o polo industrial e o Açaí Mais Sabor, que emprega dezenas de famílias. Fábricas de rosquinha e até casa de recuperação. Tem tudo isso, e por demais, amor no coração… A rima é proposital.

Praia do Pau Grande

 

 pau-grande-5

 

Com sua extensa faixa de areia clara, castanheiras a beira mar e, claro, um pedaço de tronco caído que a batizou de Pau Grande, lá está a Praia do Bairro Portinho. Só em Piúma, uma praia com nome tão exótico e lá, além do mar, é tudo que há! Tem tantos esquilos entre as árvores que comem na palma da nossa mão.  A Praia Doce para fotografar é perfeita, o mar calmo, e a ilha do Gambá tão perto!

A cidade que possui preços que cabem no bolso de todos, em hotéis, pousadas e casas de aluguel. As farmácias com entrega em domicílio. Piúma vai além de trio elétrico e shows, existe história, culinária, praia, passeios, cultura. Piúma é linda e abre os braços aos turistas. Vale curtir uma música ao vivo, contemplar o pôr do sol, comer bem, saborear uma pamonha com café, descansar e namorar.

Breve roteiro das belezas sob o olhar de Jô

 

Conversamos com uma legítima filha de Piúma, Josephina Guimarães, que pontuou alguns lugares muito especiais: “Temos um conjunto de ilhas incríveis, tombadas como Patrimônio Natural, Paisagístico e Cultural”. A Ilha do Gambá oferece uma boa caminhada usufruindo das trilhas para conhecer sua vegetação e paisagem vista do topo. A orla e o Monte Aghá, completando um visual único. O Monte Aghá além de caminhadas e trilhas oferece paisagem do vale e visão total de muitas praias.

Tem também a pesca de linha, principalmente no verão, quando que acontecem grandes encontros de pescadores nos costões da ilha. Não podemos deixar de exaltar a recuperação do Mangue Salgado, onde também é um atrativo que compõem a beleza cênica, local de estudos para  professores e alunos .

 

Ilhas

 

A Ilha do ilha-do-gambaMeio e dos Cabritos são dois patrimônios fantásticos de Piúma. Na Ilha do Meio, a gente pode chegar caminhando em momento de maré baixa e também com caiaque, onde você se exercita e conhece um local belíssimo! A Ilha dos Cabritos, com sua água maravilhosa no entorno, oferece prática de mergulho pela transparência de água. É um lugar perfeito para passar o dia.

 

 

 

Vale

vale-do-orobo

O Vale do Orobó: belo local para ver o entardecer, onde você pode ver revoada de pássaros e conhecer aves bem diferentes. Uma área que há momento pode está alagada ou não.

Na área rural, podemos degustar comida de fogão a lenha e belas paisagens, bem como visitar o manejo da cooperativa  de acerola,  Coorpevidas, que é  bem interessante.

Outro passeio que ocorre aqui em Piúma é acompanhar o pescador para pescar mais afastado da costa.  Na volta o turista traz o peixe que pescou e viveu uma aventura única. É algo que já acontece, mas é preciso mais incentivo a essa modalidade que, além de um belo atrativo turístico, é uma oportunidade de conhecer  melhor o dia-a-dia do pescador”.

 

1446138320

 

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *