Comitiva capixaba vai a Minas Gerais discutir retorno da Samarco

Vice-governador César Conalgo e prefeito Fabrício Petri estarão em Mariana (MG) neste fim de semana defendendo retorno da mineradora.

A retomada das atividades da Samarco será a pauta do encontro entre o vice-governador César Colnago e o governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, no próximo domingo (16). O encontro acontece na cidade de Mariana (MG) e também contará com as presenças do secretário de estado de Desenvolvimento (Sedes), José Eduardo Azevedo; do prefeito de Anchieta, Fabrício Petri; do prefeito de Mariana (MG), Duarte Júnior; do presidente eleito da Federação da Indústria do ES (Findes), Leonardo de Castro, diretores da Samarco e outros empresários.

A comitiva capixaba, liderada por Colnago, pretende discutir, junto ao governo e prefeituras de Minas Gerais, as condições para que a mineradora possa voltar a operar. A empresa está com as atividades paralisadas desde 2015, quando houve o rompimento da Barragem de Fundão, em Mariana.

Para Petri, será um momento muito importante entre as lideranças dos dois estados para debater a importância financeira e social da Samarco para o Espírito Santo e Minas Gerais. “Anchieta, particularmente, vem sofrendo muito com a paralisação da empresa. O impacto aqui em nossa cidade foi social e financeiro. Muitas pessoas desempregadas. Temos um percentual de 25% da população sem emprego. E isso gera também a falta de movimentação em nossos comércios. Além disso, a prefeitura deixará de arrecadar algo em torno de 70% . Em 2019, a nossa arrecadação cairá pela metade, em ralação a este ano”, disse.

Fabrício vem se reunindo constantemente com comunidades, associações e empresários para discutir o rumo da cidade e ouvir sugestões para amenizar os impactos gerados com a paralisação da mineradora. Nos encontros, Petri apresenta a real situação financeira da cidade e as medidas já adotadas para reduzir gastos e acata sugestões que possam servir para estimular a receita do município e gerar emprego.

“Evidentemente há uma questão referente ao passivo ambiental, que está sendo encaminhada por várias instituições da União, dos estados e municípios atingidos, que é fundamental, pois trata da recuperação e sustentabilidade do Rio Doce. A outra questão diz respeito à economia e geração de emprego, pois hoje temos muitas pessoas desempregadas. A Samarco tem um peso muito forte na economia capixaba, cerca de 6% do PIB. Perder essa atividade gerou um grave problema de desemprego e queda de receita para os dois estados. A nossa ida é para mostrar a nossa motivação de que, discutidas as questões ambientais, possamos ter a retomada da empresa”, esclarece o vice-governador.

Os dois complexos industriais da Samarco estão localizadas em Mariana e Anchieta. No município mineiro, é feita a extração e o beneficiamento do minério de ferro. Já na cidade capixaba, estão quatro usinas de pelotização e um porto.

Para voltar a operar, a Samarco precisa obter a carta de conformidade de todos os municípios mineiros envolvidos em sua cadeia de produção e depois protocolar na Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais (Semad) o pedido de licença operacional corretiva. O documento deve dizer se as estruturas da empresa estão ou não de acordo com a legislação municipal de uso e ocupação do solo.

DIA DE MINAS – No dia 16 de julho, em que se comemora o aniversário de 321 da cidade de Mariana, primeira capital do estado de Minas Gerais, o governo mineiro homenageia personalidades e instituições que contribuíram para o desenvolvimento do estado, com a entrega da comenda do “Dia de Minas”.  Entre os condecorados está o vice-governador do Espírito Santo, César Colnago.

A condecoração acontece durante a cerimônia cívica oficial do “Dia do Estado Minas Gerais”, assim denominada para lembrar todas as regiões mineiras, que acontece às 10h, na Praça Minas Gerais. O governador Fernando Pimentel e o prefeito Duarte Junior “Du” presidem a solenidade.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *