Da depressão ao sucesso – Agronegócio deu vida nova à Virgínia

Diagnosticada com depressão, a lavradora contou com o apoio da família e ultrapassou as fronteiras de sua propriedade.

A pouco mais de 10 quilômetros da encantadora Alfredo Chaves está a Comunidade de São Sebastião, onde podemos encontrar dona Virgínia Almofrei, que trabalha em conjunto com sua família. Na propriedade eles plantam, produzem biscoitos e doces e recebem hóspedes. Tudo de maneira bem rústica, com sabor bem familiar. A história de dona Virgínia é uma inspiração. Ela começa a partir de uma forte depressão e culmina em uma grande lição de vida.  “Eu tive uma depressão muito grande, e eu só dizia que ia morrer. O médico mandou largar o cabo da enxada e fazer apenas aquilo que eu mais amava: biscoitos. Eu obedeci e a depressão foi embora. O sucesso vem quando se tem amor ao trabalho”.

A empresa, que surgiu em 1980 e recebe o nome de Tia Virgínia, está registrada como indústria, mas inicialmente, era uma agroindústria. Gera renda para toda a família e mais de 20 empregos diretos e indiretos. A parte administrativa dos negócios da família fica a cargo de Ana Valéria. “Com o diagnóstico de depressão da minha mãe, estudamos a possibilidade de iniciarmos o negócio e assim começou a produção, que, inicialmente era vendida para a família e para o pessoal de Alfredo Chaves. Com o tempo, registramos a empresa como agronegócio e expandimos as vendas para Vitória e região”, conta.

Athur é o responsável por comprar animais e vegetais para o Restaurante. Ele colhe e vai atrás das criações, como pato, galinha, peru, porco e boi.

Toda a família está inserida no negócio.  O caçula André cuida do Restaurante e da Pousada. Arthur é quem colhe e traz tudo para a fábrica e ao restaurante. “Eu que vou atrás das criações, rodo na região, colho o feijão na propriedade, compro carneiro, porco, boi, galinha, pato, galinhola, arranco o aipim e colho a banana. O que não colhemos, compramos dos vizinhos. Minha mãe é a guerreira da família, estamos unidos. Se tem um problema todos se ajudam”, brincou.

Tia Virginia comanda a fábrica e a cozinha do restaurante que abriram há um ano. Experiência é o que não falta. “Para mim a maior alegria, não por ter o que a gente tem, mas estarmos juntos, trabalhando unidos. Família reunida trabalho vencido. Sozinha, eu não fazia grande coisa”.

 

O sucesso chegou longe

É quase impossível entrar em um grande supermercado em Vitória ou em Cachoeiro de Itapemirim e não encontrar os produtos com a marca Tia Virginia. Ana Valéria conseguiu colocar as delícias em diversos estabelecimentos, desde padarias, lanchonetes, supermercados de bairros, vendas as mercearias. “Temos restaurante, pousada e o biscoito. O mais antigo é o biscoito que começou em 1980. Contudo, ainda não vendíamos nos grandes mercados. Há uns cinco anos, mudamos de agroindústria para indústria e foi quando entramos no mercado da Capital. De mercadinhos e feiras nos bairros até os grandes nomes supermercadistas, nossa marca está em todos. É um sonho, tudo que fizemos, quando começamos e ter o que a gente tem hoje. E nem estamos falando de volume financeiro, mas do patrimônio familiar que nos cerca. Viemos do trabalho”, disse Ana Valéria Orlandi.

 

 

 

 

 

 

 

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *