Desfile da Alegria Alegria e Esplendor da Noite pode ser prejudicado por impasse na Câmara

 

 

As tradicionais Escolas de Samba de Marataízes podem ter o seu brilho ofuscado pela Câmara Municipal, que tirou de pauta a votação do convênio que daria suporte às duas agremiações carnavalescas. Lembrando que, o projeto não foi para a pauta porque foi protocolado no último minuto do segundo tempo, ou seja, às 17:28 e a sessão estava marcada para as 18h. As Comissões de Constituição e Justiça detectaram que o projeto estava sem o anexo com a prestação de contas das escolas e por isso o barraram.

A base oposicionista na Câmara, liderada pelo vereador Eliazar Evangelista dos Santos, Zazá Evangelista – PRB, Denis Bergue Ferreira da Silva – PTC, e Dejair Gomes Ribeiro – PRP, esses, membros da Comissão de Constituição e Justiça, barraram assim que verificaram a falta do documento.

Procurado pela Reportagem, o presidente da Câmara, Wilian de Souza, afirmou que a Comissão de Constituição e Justiça está correta, uma vez que o projeto chegou muito em cima da hora, e ainda estava sem o anexo. Entretanto, assegurou que está fazendo o possível para resolver essa situação. Ele deve solicitar uma sessão extraordinária para analisar a possibilidade de aprovar o projeto que libera recursos às agremiações. Disse Willian, que as escolas não podem ser prejudicadas. “O Legislativo para aprovar um projeto que libera recursos, precisa que a prestação das contas dos interessados sejam anexadas. Foi um erro do Executivo que deixa sempre para a última hora e não está nem aí, mas vamos articular para resolver. O projeto foi protocolado às 17:28 e a sessão era às 18h”, pontuou o presidente da Casa.

Por outro lado, Zazá disse que a lei exige esse anexo, o fato é, sem a aprovação desse recurso, as escolas não tem como se apresentar e nem custear as despesas que já ultrapassam a casa dos R$16.000,00, tanto a Esplendor quanto a Alegria Alegria.

 

Questões políticas

presidente Esplendor da Noite

 

Os presidentes das agremiações acreditam que o impasse é político. “A Câmara nunca pediu a prestação de contas, este ano criaram uma comissão.  Esse ano exigiu a Câmara. Sem esse recurso fica difícil, já gastamos mais de R$16.000,00 com contratação de mestre de bateria, carnavalesco e aluguel do barracão. Inicialmente nós sairíamos com um samba enredo que fazia uma crítica à operação Lava Jato, mas trocamos o samba para evitar problemas”, ressaltou o presidente da Escola Alegria Alegria.

O presidente da Escola Esplendor da Noite, Abimar Leal Ferreira, lamenta muito a situação. Ele disse que a Escola existe desde 1984 e se não fosse ela e a Alegria Alegria Marataízes não tinha carnaval. Ele disse também que há um descaso com a Barra, onde se concentra 1/3 da população da cidade.

Para Abimar, esse ano foi pior que os anos anteriores, que sempre enfrentam dificuldades para conseguirem apoio do Município. “Sempre teve esse rolo, esse ano conseguiram extrapolar. Temos um plano de trabalho e despesas. A coisa desandou de tal maneira que eu não estou entendendo. Estamos estressados desde segunda-feira quando recebemos a notícia. Tentei falar com o vereador Zazá Evangelista, mas não consegui. Isso está parecendo represália porque a Prefeitura não apoiou um evento religioso. Estou muito decepcionado”, disse Abimar.

Este ano a Esplendor da Noite fará uma homenagem aos 60 anos do Ypiranga Clube da Barra, “está quase tudo pronto para colocarmos a escola na Avenida”, disse Abimar. E, a Alegria Alegria voltará com o samba da Amazônia, uma vez que, o que criticaria a roubalheira do PT e a Operação da Lava Jato, poderia piorar ainda mais a situação na cidade. Lembrando que no ano passado a escola homenageou a juíza após um problema com o judiciário. “Ô meritíssima não leve a mal, Marataízes é samba e carnaval”…

Duas grandes Escolas

Alegria Alegria e Esplendor da Noite

Há 34 anos essa cena se repete: Alegria e Esplendor da Noite na Avenida numa profusão de cores e fervor. No bojo de sua criação, as escolas de samba se diferenciaram na geografia econômica de Marataízes, Alegria vem de famílias com mais posses, e o Esplendor é o que seu criador Betinho Pereira preconizava: o Bloco Povão. Isso com o tempo foi se acabando, mas uma coisa é nítida: os seus sambas enredos são de tônicas diferentes:  O Alegria, do seu carnavalesco Beto Caravela, é mais de contestação. Fala de política, economia e fatos atuais. Já, o Esplendor, trás à tona a história e seus personagens. Quem não se lembra: Anafú, bate o bumbo. Tio Jaci no apito, Lurdes Porta-bandeira. Como aquilo era bonito.  Como o desse ano o Alegria de Beto trazia o samba da Lava Jato em suas nuances, O Esplendor homenageia o Ypiranga, clube tradicional da Barra. Mesmo que seja para no outro dia as torcidas ficarem falando quem desfilou melhor. O negócio é o seguinte: Alegria e Esplendor são as siamesas do carnaval de Marataízes.

 

Câmara de Marataízes tenta últimas cartas

para aprovar convênio para as Escolas de Samba

wILLIAN

Depois do impasse gerado na Câmara de Marataízes que, retirou de pauta o projeto que aprovaria o convênio para as Escolas de Samba, Alegria Alegria e Esplendor da Noite, a pedido de Comissão e Justiça, que solicitou a prestação de contas das agremiações para então analisar a iniciativa, o presidente da Casa Willian Duarte assinou nesta tarde um ofício pedindo a Prefeitura que encaminhe ainda hoje os documentos que faltam no projeto.

Willian falou a Reportagem que quer resolver logo esse impasse porque o carnaval não pode ser prejudicado por conta desse impasse. “A comissão fez o pedido solicitando a prestação de contas e agora estou encaminhando ao prefeito para ele retornar para nós os pedidos que a Comissão fez. É uma série de documentos, prestação de contas e outros. Estou enviando nesse momento para a Prefeitura mandar esses documentos e se de a gente faz uma sessão  ainda hoje, só vai depender deles”.

Sobre o impasse Willian afirmou que está fazendo o que pode para por um ponto final e oportunizar as agremiações receberem o recurso. “Nós somos amantes do carnaval, é uma tradição na Barra de Itapemirim, jamais nós estamos aqui para prejudicar, queremos ajudar e participar”, disse.

O presidente assegurou que a Câmara necessita sim da prestação de contas sim das escolas para dar andamento ao projeto. “A Câmara fiscaliza, ela olha os documentos e celebra junto com a Prefeitura, tem que está ok para aprovarmos. Se depender do presidente as escolas vão fazer bonito e eu vou estar lá sambando junto com eles”, frisou.

 

O que diz a Prefeitura

 

O processo de autorização para elaboração de convênio de repasse para as escolas de samba foi barrado pela Comissão de Justiça da Câmara Municipal de Marataízes que solicitou cópia da prestação de contas do convênio anterior (2015) para análise do processo.
A prestação de contas das duas escolas foram realizadas, no entanto, não foram encaminhadas junto ao projeto de lei, pois isso não é comum acontecer. A prestação de contas do município é analisada ao fim de cada ano e não junto a cada projeto de lei.

Diante do questionamento da Câmara o material foi enviado e com isso estamos aguardando decisão da Comissão sobre parecer favorável para que em sessão extraordinária seja aprovada a autorização.

 

 

 

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *