Do Complexo do Alemão a Câmara de Piúma

 

Em Anchieta dois irmãos concorrem uma vaga na Câmara, bem como em Piúma, Mário e Isaias estão disputando a terceira eleição e em Kennedy, Moredo desistiu para Miúdo tentar

Miudo para a página 08

Em se tratando de política tudo pode acontecer. É um jogo complexo e para se chegar a vitória, é preciso fazer contas, esquecer desafetos, abraçar inimigos, tomar café na casa de todos e dizer que está gostoso, ainda que esteja frio e forte.

Há casos que merecem destaque, a tal da coligação acaba por iludir os menos experientes, que acredita que vão vencer as eleições porque tem amigos nas redes sociais ou fazem algum trabalho voluntário na comunidade. Há quem acredite que os irmãos da igreja vão votar em peso: ledo engano. Tem pernadas, infidelidade e muita mentira. Eleitor engana até o diabo.

A Reportagem selecionou três casos, em três municípios diferentes. Em Anchieta, dois irmãos concorrem uma vaga na Câmara apoiando o mesmo candidato a prefeito, Fabrício Petri – PMDB Trata-se do fotógrafo Aureliano Gonçalves e o aposentado Amador Francisco.

 

Do Complexo do Alemão a Câmara de Piúma

mario e isaias

Em Piúma, uma história se difere das demais. Os irmãos cariocas, do Complexo do Alemão são imbatíveis, Isaias Dantas – PTB e Mário Dantas – DEM, ambos buscam mais uma vez uma vaga a Câmara, lembrando que os dois já são vereadores por dois mandatos.

Isaias já contou a trajetória de vida dele ao jornal na eleição passada. Fez de tudo na favela. Vendeu amendoim pelas ruas, engraxou sapatos, carregou bolsa de madame e aprendeu o oficio de ourives ainda menino. Veio para Piúma em busca de uma vida melhor e empreendeu. Preocupado com o irmão mais novo, o trouxe nos anos 80 para passear. Como quem bebe da água de Piúma nunca mais esquece, na Cidade das Conchas, Mario se encantou. Casou-se e também entrou para a política. Os dois concorrem pela terceira vez uma vaga na Casa de Leis.  

Em entrevista ao jornal, Mário disse que cada um tem o seu território, e cada um a sua família. Um não atrapalha o outro, na verdade um atua em uma área e o outro também. Mário tem um trabalho solidificado na saúde, atende muito as pessoas é um defensor dos funcionários públicos.

Já Isaias Dantas, tem no Bairro Aparecidinha o seu forte, onde comanda o Bar, Biroska e frequentemente realiza pagodes. Os Dantas querem novamente se reeleger. Mário está em uma coligação forte, a Avança Piúma e concorre com caciques, Isaias na coligação, Juntos Somos Piúma. Com uma linguagem bem popular, usando as gírias de Piúma, os irmãos não perdem os trejeitos cariocas. Saúde e paz, jargão de Mário Dantas.

31 irmãos

Em Presidente Kennedy, os irmãos, Francimar da Cruz Mota, o Moredo e Alceu Gomes Mota, o Miúdo é um caso a parte. Juntos os dois somam 31 irmãos, filhos do velho Sassanga, da comunidade Bela Vista.

Moredo falou à reportagem que desde pequeno o pai a apelidou assim, para distinguir dos outros irmãos e Miúdo por ser o menor dos 31.

Miúdo fechou com Amanda Quinta e Moredo com Reginaldo, o tio de Amanda. Em lados opostos, Moredo não quis dividir os votos da família preferiu renunciar. “A minha coligação ficou ruim, sou iniciante na política, teria de concorrer com nomes já conhecidos, como Clarindinho, Sérgio Jordão e Mirian de Jesus. Eu preferi retirar a minha candidatura também pelo meu irmão, achei melhor renunciar e apoiar Miúdo. Sou do grupo do 15, seria infidelidade da minha parte pular para o 45. Não to lá dentro, mas também não to fora”, disse.

 

 

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *