Dos canaviais à loja Sonho Mágico

NESTE MÊS DA MULHER, O JORNAL SELECIONOU ALGUMAS HISTÓRIAS E PUBLICA EM HOMENAGEM A ELAS QUE FAZEM DAS SUAS TRAJETÓRIAS DE VIDA EXEMPLO NA SOCIEDADE

 

Ela carregou marmita, vendeu ovos, roupas de casa em casa, fez faxina, lavou trouxas de roupa, cortou cana e se tornou empresária em Kennedy

Histórias semelhantes a de Evanys da Silva, 49 anos, orgulha a cidade, o povo, o Brasil, afinal de contas, ela não teve medo de encarar os desafios e não foi acomodada de ficar apenas lamentando as dificuldades e os tempos difíceis. Hoje, separada, ela administra a Loja Sonho Mágico no coração da Átila Vivácqua, uma rua que corta o centro de Presidente Kennedy.

Ela é filha de uma mulher também guerreira, aquela senhora que lavava roupas para os fazendeiros, que fazia partos de casa em casa pelas roças, dona Adaíza Bernardo da Silva. Filha também, de um homem de brava coragem, de lutas, o lavrador, Otílio Bernardo da Silva. “Meu maior orgulho é tê-los como meu apoio e base”.

A empresária kennedense, contou um pouco da trajetória dela, desde menina, ainda com oito anos, incentivada pelo pai, começou a trabalhar. Eu fazia o que podia, carregava marmitas até as roças e ajudava na lavoura. Evanys morou no interior de Criadouro e ajudava a cuidar de galinhas e porcos quando ainda era criança e adolescente, pois também vendia abatidos, ovos para ajudar no sustento da família. Quando lavava roupas, uma colcha de edredom pesada acabou lhe causando um problema nos seios. Hoje, tem braços fortes pela labuta diária nos canaviais de Itapemirim, quando cortava cana. “Fiz muita faxina na casa das pessoas, fui empregada doméstica, fiz serviço braçal e cortei cana para a Usina Paineiras. Todo trabalho com dignidade e honestidade são válidos. Com muita luta, criei três filhos: Deliane, Deidiane e Adielly da Silva”. Nos canaviais foi escolhida como bombeiro, cargo de privilégio por desempenho para levar água aos trabalhadores enquanto os mesmos cortavam cana”, orgulhou-se.

A empresária, hoje, mantém casas de aluguel e comanda a sua loja no centro da cidade, Sonho Mágico, que ela lembrou ter comprado após ter trabalhado no próprio estabelecimento durante anos e anos recebendo apenas meio salário mínimo. Depois que recebeu a proposta da proprietária, que desejou ir para outra cidade e vender a loja, ela não pensou duas vezes e pagou parcelas pequenas durante muitos anos. Nos fins de semana, ela ia vender roupas de casa em casa nas sacolas e na loja de segunda a sexta. “Tenho que ir a luta, não podemos cruzar os braços, nem abaixar a cabeça, pois quando temos um Deus todo poderoso, todos os sonhos são realizados, temos que ter fé, atitude e determinação. Deus existe e cuida de nós a todo instante”, assegurou.

Evanys é vencedora e escolhida pelo jornal para representar todas as mulheres de Kennedy que passaram por momentos duros e venceram também. “Sinto-me uma vencedora, sempre trabalhei para vencer os desafios. Hoje tenho 30 anos de comércio, com orgulho e satisfação de todos os meus familiares. Obrigada a todos que estão comigo, meus funcionários, amigos, clientes, filhos, minha família, a cidade de Kennedy, todos que sabem das lutas por que passei para chegar até aqui”, agradeceu a simpática empresária Evanys.

 

 

Foto: Evanys

Legenda: Evanys representa todas as mulheres que acreditam que vale encarar a vida sem medo

 

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *