Festa de Jaqueira completa 30 anos de alegria e tradição

 

Uma invenção da comunidade e da igreja católica para comemorar o dia de São João de Jaqueira.

 

Mais conhecida como Expo Jaqueira, em Presidente Kennedy,a festa da comunidade que leva o mesmo nome completa 30 anos em grande estilo. O evento, que acontece no dia 19 de março nasceu da união da comunidade com a igreja católica, cuja ideia era promover um reencontro de amigos, parentes, brincadeiras e muito forró.

Segundo Maria Lúcia Barreto, a ideia central da festa agropecuária era louvar à Deus e comemorar a fartura na pecuária. Uma forma de agradecer a produção do ano que passou. Lúcia é viúva de Bery Barreto de Araújo, advogado, produtor rural e pecuarista de Jaqueira. Bery amava tanto a comunidade, que a considerava o lugar mais lindo do planeta. O amor era tanto que escreveu uma poesia para homenagear a localidade. Ele gostava de incentivar as pessoas, e valorizava muito o homem do campo. A festa foi uma forma de evidenciar o trabalho de homens que se dedicavam ao que faziam. Ao visionário Bery,a honra de ter uma escola local com seu nome.

No começo era tudo muito simples. Mas a simplicidade guardava uma festa alegre e colorida. Os moradores ficavam felizes em receber tanta gente, tantas pessoas que se reencontravam durante os dias para o evento que tinha o cunho religioso, com barracas e shows com artistas da terra e regionais.

“O rodeio acontecia sem grandes malabarismos, mas os peões faziam bonito em cima dos touros. O concurso leiteiro era um tos pontos altos do evento, como a festa do laço. A comissão de festa se dividia e cada membro tinha uma responsabilidade”, Contou Dilzerly Machado Tinoco. Sem ajuda da Prefeitura que não recebia ainda os royalties, quem patrocinava a Festa de São José de Jaqueira eram a Assembleia Legislativa do Espírito Santo, a Igreja Católica e a Associação de Moradores, que corria atrás de colaboradores e organizavam leilão para ajudar a igreja. A festa foi crescendo e, em 2005, na administração do ex-prefeito Aluízio Correa o evento passou a contar com o apoio da Prefeitura. “Nesse ano, nossa festa é especial porque comemora 30 anos. Quem fazia o Rodeio era Machadinho, meu irmão, João Boleiro era responsável pela festa do laço e Bery tomava a frente da parte religiosa. A nossa festa sempre teve cunho de afetividade, do povão; éramos muito unidos”, relembrou Dilzerly.

 

Festa famosa

Para quem não sabe, só de excursão para a festa já tem 10 ônibus confirmados que virão de Arraial do Cabo, no Rio de Janeiro. Todos com descendentes de Jaqueira. Ano a ano eles vêm prestigiar o evento. A relação entre Jaqueira e Arraial do Cabo se deu porque muitos pescadores de Presidente Kennedy iam a Arraial pescar lula e outros pescados e por lá iam ficando e constituindo famílias. A festa é o reencontro, as casas já estão todas reservadas.

Atrações nacionais

Para a 30ª Festa, já está confirmada a presença do cantor Michel Teló e tudo indica que Thaeme & Thiago, Conrado e Aleksandro além de grades outras ações como o cantor Odair de Paula.

Curiosidade

Antigamente, Jaqueira era chamada de “Os Belarmindos”, porque lá havia uma família grande com esse sobrenome. Contudo, quando tinham negócios a fazer, marcavam os encontros embaixo de enormes pés de jaca. Do hábito de se encontrar embaixo das árvores frutíferas, nasceu o nome da localidade.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *