ICONHA quer manter o 1º lugar no IDEB

 

Palestra “Parceria entre a família e a escola: O respeito ao professor” abriu o ano letivo, no dia 3 de fevereiro.

 

Depois de carimbar o 1º lugar no último Índice da Educação Básica – IDEB, o município de Iconha está com tudo e volta às aulas em grande estilo. Os professores foram recebidos sexta-feira, 03 pela secretária de Educação Maria Helena Longue Mozer, na Escola Padre Assis, onde participaram de uma palestra com o Rafael Gabriel do Grupo Positivo de Ensino.

Com 33 anos de serviços prestados a Educação de Iconha, a nova secretária acaba de se aposentar, nos planos dela, iria se dedicar a um negócio bem ‘gostoso’, iria implementar um projeto voltado para a área gourmet, mas o destino a levou ao desafio de comandar a pasta da Educação.

Maria Helena aproveitou a visita do jornal e deixou um recado aos pais dos alunos, aos professores e aos estudantes. “Iconha é referência na educação e queremos que isso se aprimore cada vez mais, porque, como eu disse nas reuniões que tivemos até agora, o ser humano é um constante insatisfeito, sempre quer mais e esse querer mais é o que nós também queremos para a educação do município. Peço que os pais e alunos se tranquilizem porque quando trabalhamos em conjunto, todos focando o mesmo objetivo, a gente consegue chegar onde nós queremos. O que não podemos é pegar atalhos, nos desgastamos com coisas pequenas, que não é o nosso objetivo”.

De acordo com a nova secretária municipal de Educação, professora Maria Helena Longue Mozer, muitas novidades marcarão alunos e professores em 2017. Reparos nas unidades escolares, a reabertura da Escola de Campo de Pedra Lisa Alta e a organização do ano letivo por trimestres estão entre as mudanças. “É necessário fomentar a qualidade no relacionamento entre família e escola. Essa parceria é fundamental para que o aluno se desenvolva no âmbito escolar”, relatou a secretária.

 

Mudança

Teve Mudança no quadro de diretores: “Nós não trocamos o diretor, trocamos de escola, porque a experiência que estava dando certo em uma, ele foi levar essa experiência para outra. Está sendo um sucesso enorme, estamos vendo quantas coisas podemos deslanchar dentro do sistema educacional”.

 

Nova gestão

A nova gestão entra no lugar da professora Aloisana Almeida Soares Garioli, que ficou à frente da pasta por 12 anos. Aloisana volta a ser pedagoga do município. Com a mudança de comando, todo o quadro educacional de Iconha foi reformulado, sendo que a Creche Municipal Sinhá Rosa ficou sob o comando de Giseli Boldrini; a Pré-Escola Astéria Siqueira Miranda com Maria da Penha Marquezine; a EMEF Padre Assis, que será reaberta, estará sob a responsabilidade de Jaqueline Salvador, ex-servidora da EMEF  de Pedra D´Agua. Além disso, a professora Rosangela Longue responderá pela EMPEF Marcelino Biancardi.

 

Salários

 

A secretária adiantou que a questão salarial dos servidores da educação está sendo analisado através de estudo de impacto financeiro com o objetivo de não comprometer a Lei de Responsabilidade Fiscal.

 

Creches

 

Maria Helena afirmou que o município garante atender a demanda na procura por vagas nas três creches municipais bem como na pré-escola, que atende crianças entre 4 e 5 anos.  “Todas as crianças de creches e pré-escola terão seu lugar”, disse.

 

Transporte

 

O transporte escolar também está garantido. De acordo com a secretária, a licitação aconteceu no dia  2 de fevereiro. Nas redes sociais, uma discussão em torno do transporte universitário, promessa de campanha do atual prefeito João Paganini ainda está indefinida. A secretaria não se pronunciou sobre o assunto.

 

Merenda

 

A merenda escolar é outro item que já está garantido no primeiro dia de aula, já que a secretaria informou que deu início aos trabalhos de distribuição dos gêneros alimentícios nas escolas e creches.

 

Mais servidores convocados

 

Novos servidores também foram convocados pela Secretaria Municipal de Educação. A chamada dos servidores aprovados no processo seletivo de designação temporária, aconteceu no dia 24 de janeiro para contratação imediata. Ao todo, foram chamados 29 professores para a educação infantil, 19 para os anos finais e seis pedagogos.

 

 

 

Foto: MARIA HELENA/ Luciana Maximo

Legenda: Maria Helena assume a Educação no lugar de Aloisana que segue na educação como pedagoga da rede.

Compartilhe nas redes sociais

1 comentário

  • Hosting disse:

    Deixo aqui tambem um agradecimento especial a Prefeitura Municipal de Iconha, que nao mede esforcos em apoiar as acoes da banda, ate mesmo na realizacao de um sonho, como e o de participar em concursos a nivel nacional”, frisou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *