Inscrições abertas para 2,1 mil vagas em cursos técnicos a distância

OPORTUNIDADES

Inscrições abertas para 2,1 mil vagas em cursos técnicos a distância

Oportunidades são para quatro cursos técnicos: Informática, Manutenção e Suporte em Informática, Meio Ambiente e Vigilância em Saúde

Boa oportunidade para quem quer aprender uma profissão sem sair de casa. A Secretaria de Estado da Educação (Sedu) anunciou a abertura de 2.100 vagas para cursos técnicos, agora na modalidade a distância, por meio Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), na ação Mediotec, que é destinado a estudantes regularmente matriculados no Ensino Médio da rede pública.
As inscrições começam nesta quinta-feira (22), às 10 horas, por meio do site www.selecaoaluno.es.gov.br, no ícone inscrições Pronatec-Mediotec – 2017, e vão até o dia 3 de julho.

As oportunidades são para quatro cursos técnicos: Informática, Manutenção e Suporte em Informática, Meio Ambiente e Vigilância em Saúde. Os cursos contam com carga horária de 1.200 horas, com duração de três semestres.

De acordo com o edital, os cursos serão oferecidos pelo Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) e Rede e-Tec Brasil, com polos de apoio presencial localizados em 24 municípios do Estado: Afonso Cláudio, Alegre, Aracruz, Barra de São Francisco, Cariacica, Colatina, Conceição da Barra, Domingos Martins, Ecoporanga, Guarapari, Ibatiba, Linhares, Montanha, Nova Venécia, Pinheiros, Piúma, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, Santa Teresa, São Mateus, Serra, Venda Nova do Imigrante, Vila Velha e Vitória.

As vagas são destinadas aos estudantes que estiverem cursando a 1ª ou 2ª série do Ensino Médio regular em 2017 nas escolas da rede pública estadual ou em instituições privadas, na condição de bolsista integral.

Para a seleção, será considerada a média anual do último ano letivo de 2016 cursado pelo candidato, nas disciplinas Língua Portuguesa e Matemática, sendo observado até duas casas decimais, em número de pontos, sem arredondamentos.
“O processo seletivo será para ingresso no segundo semestre e as aulas estão previstas para iniciar no dia 14 de agosto. O jovem focado no mercado de trabalho não pode perder essa oportunidade. Com o curso técnico, os jovens podem ter uma profissão, ser produtivo e ter uma boa remuneração”, ressaltou o secretário de Estado da Educação, Haroldo Rocha.

Perfil profissional
Técnico em Informática
Carga horária: 1.200 horas
Duração: 3 semestres
Perfil: Desenvolve programas de computador, seguindo as especificações e paradigmas da
lógica de programação e das linguagens de programação. Utiliza ambientes de desenvolvimento de sistemas, sistemas operacionais e banco de dados. Realiza testes de programas de computador, mantendo registros que possibilitem análises e refinamento dos resultados. Executa manutenção de programas de computadores.

Técnico em Manutenção e Suporte em Informática
Carga horária: 1.000 horas
Duração: 3 semestres
Perfil: Realiza manutenção preventiva e corretiva de equipamentos de informática, identificando os principais componentes de um computador e suas funcionalidades. Identifica as arquiteturas de rede e analisa meios físicos, dispositivos e padrões de comunicação. Avalia a necessidade de substituição ou mesmo atualização tecnológica dos componentes de redes. Instala, configura e desinstala programas básicos, utilitários e aplicativos. Realiza procedimentos de becape e recuperação de dados.

Técnico em Meio Ambiente
Carga horária: 1.200 horas
Duração: 3 semestres
Perfil: Coleta, armazena e interpreta informações, dados e documentações ambientais.
Colabora na elaboração de laudos, relatórios e estudos ambientais. Auxilia na elaboração, acompanhamento e execução de sistemas de gestão ambiental. Atua na organização de programas de educação ambiental, de conservação e preservação de recursos naturais, de redução, reúso e reciclagem. Identifica as intervenções ambientais, analisa suas consequências e operacionaliza a execução de ações para preservação, conservação, otimização, minimização e remediação dos seus efeitos.

Técnico em Vigilância em Saúde
Carga horária: 1.200 horas
Duração: 3 semestres
Perfil: Desenvolve ações de inspeção e fiscalização sanitárias. Aplica normatização relacionada a produtos, processos, ambientes, inclusive do trabalho, e serviços de interesse da saúde. Investiga, monitora e avalia riscos e os determinantes dos agravos e danos à saúde e ao meio ambiente. Compõe equipes multidisciplinares de planejamento, execução e avaliação do processo de vigilância sanitária, epidemiológica, ambiental e saúde do trabalhador. Atua no controle do fluxo de pessoas, animais, plantas e produtos em portos, aeroportos e fronteiras. Desenvolve ações de controle e monitoramento de doenças, endemias e de vetores.
Distribuição das vagas

Técnico em Informática
Polo de Apoio Presencial: Aracruz (50), Conceição da Barra (50), Domingos Martins (50), Guarpari (50), Ibatiba (50), Montanha (50) Nova Venécia (50), Pinheiros (50), Piúma (50), Santa Leopoldina (50), Santa Maria de Jetibá (50), Santa Teresa (50), São Mateus (50), Cariacica (50) e Vila Velha (50).
Técnico em Manutenção e Suporte em Informática
Polo de Apoio Presencial: Afonso Cláudio (50), Alegre (50), BArra de São Francisco (50), Ecoporanga (50), Linhares (50), Montanha (50) e Pinheiros (50).
Técnico em Meio Ambiente
Polo de Apoio Presencial: Aracruz (50), Colatina (50), Guarapari (50), Ibatiba (50), Montanha (50), Piúma (50), Santa Maria de Jetibá (50), São Mateus (50), Serra (50) e Vila Velha (50).

Técnico em Vigilância em Saúde
Polo de Apoio Presencial: Aracruz (50), Ibatiba (50), Montanha (50), Piúma (50), São Mateus (50), Serra (50), Venda Nova do Imigrante (50), Cariacica (50), Vila Velha (50) e Vitória (50).
10 mil vaga sem cursos de qualificação
A Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti) está com inscrições abertas para 10 mil vagas em cursos de qualificação on-line gratuitos. São 23 opções de cursos, entre eles o de maquiador, recepcionista, porteiro, administração de estoque e armazenamento e panificação.
As chances fazem parte do Projeto OportunidadES, que até o final do ano deve oferecer mais 40 mil vagas, das quais 30 mil em opções na modalidade on-line e 10 mil em cursos presenciais.

As inscrições podem ser feitas até 25 de junho, no sitewww.oportunidades.es.gov.br

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *