Lançamento do Programa de Saneamento ambiental rural em Marataízes.

 

O objetivo é não permitir que sejam lançados esgotos nos corpos hídricos que desembocam nas lagoas presentes no município

 

A Prefeitura Municipal de Marataízes lançou na última sexta-feira (24) o Programa Municipal de Saneamento Ambiental Rural, que será desenvolvido através de uma parceria entre a Secretarias de Meio Ambiente e a Secretaria de Obras e Urbanismo. O ProSanear busca a melhoria da qualidade da água dos corpos hídricos presentes no Município, através de Obras, Educação Ambiental e Recuperação de Mata Ciliar.

A solenidade foi realizada na Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental José Antônio, na localidade de Capinzal, interior de Marataízes. Na ocasião participaram alunos, pais, professores, e autoridades. Estiveram presentes os Secretários de Meio Ambiente, Diego Libardi Leal, de Obras e Urbanismo Leonardo Santiago, de Planejamento Angelina Faria, de Governo Murilo Hosken, de Esportes Gabriel Sad, Vereadores, e representantes do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Itapemirim e Marataízes.

“Esse é um projeto piloto, mas tenho certeza que será o ponto de partida para um dos maiores programas de Saneamento de Marataízes com o foco rural” disse o Secretário de Meio Ambiente de Marataízes Diego Libardi Leal enfatizando que ProSanear será desenvolvido com recursos próprios do município, com suporte técnico da Secretaria de Meio Ambiente e mão de obra da Secretaria de Obras e Urbanismo. “É um programa de grande importância pois visa a preservação do meio ambiente e a qualidade de vida da população” salientou Leonardo Santiago, Secretário Municipal de Obras.
O programa ProSanear será desenvolvido nos corpos hídricos que desembocam nas lagoas presentes no município: Lagoa de Boa Vista, Lagoa Funda, Lagoa do Siri e Lagoa Dantas. Neste primeiro momento, será realizado em Capinzal, que tem um córrego que desagua na Lago Funda. Valéria Ribeiro Brandão que além de Diretora da Escola que sediou o lançamento do evento é moradora de Capinzal ressaltou sua alegria em saber da implantação do ProSanear. “É um privilégio ver esse projeto iniciando na nossa comunidade. É algo que eu sempre desejei, e hoje estou muito feliz em ver que está se realizando” afirmou.

 

Na ocasião a Bióloga Poliana Freire explicou o funcionamento do ProSanear. Segundo ela a Secretaria de Meio Ambiente identificará, quais as residências estão em APP (Área de Preservação Permanente), como é a destinação do esgoto doméstico das mesmas e quais lançam o esgoto no corpo hídricos. “Identificadas as residências a SEMA fara contato com os moradores para implantação das fossas sépticas para tratamento do esgoto doméstico produzido. A Secretaria de Obras e Urbanismo instalará fossas sépticas nas moradias selecionadas e fará a ligação nas moradias” frisou Poliana.

 

A estimativa da Secretaria de Meio Ambiente é que sejam construídas uma média de 12 fossas sépticas Capinzal, que atenderão 23 moradias.

 

O Programa SANEAR não depende apenas do poder público, mas da participação da comunidade destinando corretamente seu esgoto doméstico. Para auxiliar nessa conscientização, a equipe de Educação Ambiental de Marataízes que conta com profissionais da Secretaria de Meio Ambiente e da Secretaria de Educação realizou uma apresentação teatral onde foi destacada a necessidade de cuidar da natureza. “Essa é a verdadeira ação de cidadania. Essas crianças vão levar essas informações para casa e serão multiplicadoras da importância da preservação ambiental” disse a Secretária de Planejamento de Marataízes Angelina Faria.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *