Mutirão elimina entulho e focos de Aedes em dois bairros

Cerca de 200 servidores participaram da ação, iniciada na sexta (28)

Foi necessário um total de 55 viagens, feitas por três caminhões caçamba, para transportar todo o lixo e entulho coletado por meio do movimento Sexta sem Aedes, conduzido pela prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim, no último dia 28 de julho, nos bairros Alto União e Álvaro Tavares. Parte desse montante foi recolhido, também, no domingo (30).

Coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus), com apoio das pastas de Obras (Semo), de Serviços Urbanos (Semsur), de Meio Ambiente (Semma) e de Desenvolvimento Urbano (Semdurb), o mutirão – que visa combater o transmissor da chikungunya, dengue, febre amarela e zika – contou com a atuação de cerca de 200 servidores.

Equipes da Vigilância Ambiental eliminaram 46 focos com larvas do Aedes aegypti, que estavam se desenvolvendo em água acumulada, por exemplo, em sacolas plásticas, pneus velhos, latas e restos de materiais de construção.

Além disso, a Secretaria de Educação de Cachoeiro (Seme) mais uma vez colaborou para o trabalho de conscientização sobre o perigo das doenças transmitidas pelo mosquito. Estudantes da escola municipal Monteiro Lobato, do bairro Alto União, fizeram caminhada com cartazes alusivos às propostas do movimento preventivo.

Outra pasta a marcar presença foi a Defesa Social (Semdef), que disponibilizou reforço dos agentes da Guarda Civil Municipal, com viaturas e cobertura à ação conjunta.

O movimento Sexta sem Aedes, lançado neste ano pela Semus, tem o objetivo de tornar toda sexta-feira a referência para combate ao inseto. Cada cachoeirense pode criar formas de participar, em qualquer sexta, em casa, no trabalho, na igreja ou em centros comunitários, dentre outros locais.

 

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *